Polícia Militar Ambiental apreende 13 pássaros em cativeiro ilegal em Vitória

Uma guarnição do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, do Destacamento de Polícia Ambiental de Serra, durante patrulhamento no bairro Grande Vitória, em Vitória, avistou gaiolas expostas em um comércio. Dois pássaros da espécie coleiro estavam expostos, sem anilhas, contidos em gaiolas de madeira.

A legislação de passeriformes em vigor proíbe a exposição de pássaros silvestres em estabelecimentos comerciais. O dono do estabelecimento disse não saber quem seriam os donos dos animais, mas que permitia que fossem expostos no local. No entanto, durante as diligências na residência do suspeito, acima do ponto comercial, foram encontrados outros 11 coleiros sem anilhas ou qualquer documentação autorizativa.

Diante do constatado foi confeccionado um Termo Circunstanciado em desfavor do acusado que se comprometeu a comparecer em juízo quando intimado. Na esfera penal, quem mantém em cativeiro ou guarda animais silvestres, sem autorização, está sujeito a pena prevista no art. 29 da Lei n°9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), que prevê detenção de seis meses a um ano e multa.

Já na esfera civil, essa infração possui pena de 500 VRTE (Valor de Referência do Tesouro Estadual) por indivíduo, conforme o art. 20 da Lei Complementar nº936/2019. Os pássaros foram apreendidos e encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres/IBAMA, onde serão reabilitados e posteriormente devolvidos à natureza. Também foram apreendidas armadilhas usadas para capturar aves. A ocorrência ocorreu ontem (11).

Fonte: Polícia Militar Ambiental

Últimas notícias

Pesquisadores elaboram dicionário das características sensoriais do chá-mate

Grupo avaliou amostras de chá de diferentes regiões do Brasil para definir 39 ...

Índia estabelece novas exigências para importação de 24 produtos vegetais

A exportação deve estar acompanhada por certificado oficial, atestando que os produtos não ...

Rota marítima pelo Pacífico pode reduzir custos de frete

Os agricultores que utilizam os portos do Arco Norte podem obter redução de ...

Região de Poços de Caldas investe em marca coletiva de café vulcânico

Poços de Caldas, no Sul de Minas, é destino de muitos turistas atraídos ...

Marco Legal das Startups é aprovado no Senado

Em 2021, a relação entre cooperativas e startups pode ser ainda mais estimulada ...