Polo do Turismo de Experiência do Espírito Santo sediará a RuralturES 2024

A Feira de Experiências do Turismo Rural (RuralturES 2024) será realizada em nova data e local em Venda Nova do Imigrante (ES), nas Montanhas Capixabas. A 4ª edição do evento ocorrerá de 05 a 08 de setembro, na Fazenda Pindobas, zona rural do município reconhecido por lei como a “Capital Nacional do Agroturismo”. A cerca de oito quilômetros do centro da cidade, o novo local promete experiências ainda mais autênticas em turismo rural.

A Feira é realizada pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, em correalização com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES) e a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, com apoio da Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures). O objetivo central da RuralturES é divulgar os produtos locais, enfatizando o turismo de experiência como elemento central.

Anúncio

“O Sebrae/ES continuará reforçando sua estratégia de atuar no turismo de experiência para aumentar a competitividade dos pequenos negócios. Em 2024, além do atendimento aos diversos setores econômicos, o Sebrae/ES definiu o turismo como setor prioritário, tendo em vista a sua multisetorialidade e incontestável relevância para o desenvolvimento econômico e social”, afirma o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

Anúncio

Além disso, o Sebrae/ES está empenhado em posicionar o Espírito Santo como Estado de referência no turismo de experiência e destino nacional. Neste sentido, está em curso a formatação de um Distrito Turístico no Complexo Agroindustrial da Fazenda Pindobas, que deverá potencializar a oferta de atrativos turísticos na região. O espaço será a sede do Polo do Turismo de Experiência do Sebrae/ES e também contará com espaço expositivo, abordando temas relacionados com a história local, em especial a imigração italiana.

“O sucesso do espaço Casa Nostra na RuralturES 2023 nos motivou a criar um espaço permanente valorizando a história da imigração italiana e sua influência no agroturismo no Espírito Santo”, completa Rigo.

Em setembro do ano passado, foi assinado um Protocolo de Intenções que, além do Sebrae/ES e da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, inclui o Governo do Estado e outras entidades na criação do distrito turístico. O local fica localizado na ES-166, também conhecida como Rodovia Pedro Cola, que liga Venda Nova a Castelo.

RESULTADOS DA ÚLTIMA EDIÇÃO – Na 3ª RuralturES, realizada de 15 a 18 de junho de 2023, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, a Feira superou as expectativas, atraindo um público estimado em 40 mil pessoas durante os quatro dias de programação gratuita. Um aumento significativo de quase 15% em comparação ao ano anterior de 2022. A movimentação financeira também foi expressiva, ultrapassando R$ 2,3 milhões apenas no local do evento, sem considerar os benefícios para a ocupação hoteleira e toda a cadeia produtiva do turismo no município e arredores.

As expectativas para a 4ª edição da RuralturES são altas, prometendo superar as edições anteriores e consolidar ainda mais o turismo rural como uma atração imperdível na agenda capixaba. “É um projeto que a cada ano acrescentamos a ele a sustentabilidade para que seja realmente um evento que promova essa região e faça com que a gente não pare. A Feira é a oportunidade para discutirmos a necessidade de planejamento para o futuro, dando sequência a todas as atividades que necessitam de força para recrutar quem está atuando na área, de modo que não desanimem e façam com que a região fique cada vez mais conhecida, gerando oportunidade e empregos para nossas famílias e filhos”, conclui o presidente do Conselho Curador do Convention Bureau, Leandro Carnielli.

Fonte: Assessoria Convention

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Feira de Agronegócios Cooabriel 2024 acontecerá em julho

O evento é considerado o maior do agro no estado do Espírito Santo ...

Café canéfora tem zoneamento de risco climático atualizado

Foto: Humberto Franco O Zarc delimita regiões e épocas de cultivo em classes ...

Senar-ES quer fortalecer o agro em Santa Leopoldina

Contribuir para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável no Espírito Santo ...

Ales vai promover sessão em homenagem às mulheres cooperativistas

Foto: Freepik Reunião acontece na próxima semana. Pauta foi proposta pela Comissão Permanente ...

Brasil produziu quase 900 mil toneladas de peixes de cultivo

A piscicultura venceu adversidades e cresceu 3,1% Em 2023 O Brasil produziu 887.029 ...