Prazo de vigência de outorga de recursos hídricos no Espírito Santo é ampliado para 10 anos

Foto: Seag

A ampliação para o prazo de vigência de outorga de recursos hídricos no Espírito Santo passou de seis para 10 anos. A divulgação foi feita pelas Secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), e da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), além da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), a representantes do setor agrícola.

Continua após o anúncio

Com essa ampliação nos prazos, a validade das outorgas de direito de uso de recursos hídricos, passa de seis para até 10 anos, principalmente para o setor agrícola, conforme Instrução Normativa (IN) Agerh nº 002/2023.

O diretor-presidente da Agerh, Fabio Ahnert, destaca que a ampliação nos prazos de outorga é uma demanda antiga dos produtores rurais e que essas mudanças criam uma amplitude melhor e maior para os usuários de água.

“Esse é mais um passo da Agerh para atender satisfatoriamente os usuários de água e produtores rurais do Estado. Após diálogo com todo setor, analisamos as demandas e ampliamos os prazos de autorização de outorga com segurança técnica. Estamos em um compromisso firme de tornarmos a outorga mais rápida e ágil para o agricultor”, destacou o diretor.

Outra mudança importante é referente à validade das declarações de uso de recursos hídricos superficiais, que tiveram prorrogação automática por mais três anos. As declarações emitidas a partir de 2020 com prazo de vigência de três anos, serão prorrogadas automaticamente por mais três anos, conforme IN Agerh nº 001/2023.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, destaca a importância dessa ampliação no prazo. “O trabalho que a Agerh fez foi muito importante. Estamos dando mais segurança para os agricultores e desburocratizando os serviços. Mais importante do que isso, é que estamos fazendo tudo dando segurança técnica, sem qualquer risco ao meio ambiente. A preservação e a segurança serão sempre os nossos maiores objetivos”, pontuou.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, destacou que as mudanças vêm assegurar mais agilidade, produtividade, eficiência e segurança para os produtores rurais. “A irrigação funciona como um seguro contra os períodos de incerteza hídrica, cada vez mais comuns e sabemos dá importância da agricultura irrigada para a sustentabilidade na produção de alimentos e a segurança alimentar, econômica e ambiental do Estado”, comentou.

A reunião que aconteceu na Seag, em Vitória, também contou com a participação de representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Espírito Santo (FETAES ES), Associação Agricultura Forte, EDP Escelsa, Banco do Brasil, Banco do Estado do Espirito Santo (Banestes) e Sicoob ES.

Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos

A outorga é o ato administrativo mediante o qual a Agerh autoriza o direito de uso da água superficial e subterrânea, por prazo determinado, nos termos e condições expressas no respectivo documento. A outorga permite o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água, possibilitando uma distribuição mais justa e equilibrada do recurso.

Para solicitar a Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos, o usuário deve requerer o documento, por meio do preenchimento de formulários técnicos que descrevem o modo como a água é utilizada. Em seguida, um processo é aberto e o pedido é analisado. Hoje, esse trâmite é 100% digital para agricultores ou empresas que utilizam a água para irrigação. Os pedidos de solicitação, análise e emissão de portaria de outorga para o uso de águas, são realizados de forma 100% on-line no site da Agerh: www.agerh.es.gov.br.

Fonte: Seag

Últimas notícias

Veja o calendário do período de andada do caranguejo-uçá em 2024

Foto: Anders Schmidt A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) já ...

Rondônia leva título de melhor cacau do Brasil e desponta no mercado de qualidade

V Concurso Nacional de Cacau Especial premiou ainda amêndoas do Pará e da ...

Sustentabilidade na produção dos cafés capixabas atrai parceria com a Plataforma Global de Café

O Espírito Santo é uma referência nacional e mundial na produção de café, ...

Mais de 200 revendas que comercializam aves vivas são fiscalizadas no ES

Mais de 200 revendas que comercializam aves vivas foram fiscalizadas durante uma operação ...

Deputados se reúnem para elaborar planejamento estratégico do Poder Legislativo capixaba

Foto: Antônio Carlos Tonico O presidente vai reunir parlamentares, facilitadores e palestrantes como ...