Preços de café batem recordes no mês de fevereiro no Espírito Santo

Os preços de café no Espírito Santo, em fevereiro deste ano, valorizaram em média 31% em comparação com o mês de fevereiro de 2020, segundo dados do Centro de Comércio de Café de Vitória (CCCV). Analisando cada tipo separadamente, as altas são de 33% para o café arábica “duro”, 24% para o café “rio” e de 36% para o café conilon. Comparando a variação neste ano, entre janeiro e fevereiro, as médias subiram 12% (duro), 8% (rio) e 3% (conilon).

De um modo geral, os fatores que influenciaram o comportamento dos preços no mês de fevereiro foram a queda do nível de infecção por Covid-19 nos EUA. Esse fator pode estimular o consumo, já que esse cenário é propício para a reabertura de restaurantes e cafeterias. Outras questões como oscilação dos preços, mercado especulativo e alta influência do câmbio também são considerados.

No último dia 22 de fevereiro, o café “bebida dura” teve uma alta de 6% – a maior do mês -, refletindo a alta de 2,08% no dólar e de 5,95 usc/lb das cotações na Bolsa de Nova York (EUA). Tal variação nesse tipo de café teve como fatores preponderantes o otimismo em relação à demanda, em virtude da perspectiva de vacinação em massa nos EUA e na Inglaterra, o que conduz ao crescimento do consumo de café fora de casa.

Esse cenário é positivo para os preços, uma vez que há um choque positivo de demanda de café arábica bebida “dura”, remunerando melhor o produtor rural. O conilon, por sua vez, registrou sua maior queda do dia 1º para o dia 2 e sua maior alta do dia 19 para o dia 22. Apesar de registrar momentos de baixa, o mercado dessa variedade demonstrou suporte, como já era esperado.

A maior alta nos preços do conilon ocorreu em virtude do reflexo de exportação mais baixa do Vietnã no mês de janeiro, que teve queda de 17,6%. Esse cenário também remunera melhor o produtor, em virtude de um choque negativo de oferta. No dia da maior alta do conilon houve um aumento de 2,08% em relação ao dólar do dia anterior e de 48 usd/ton na Bolsa de Londres.

Fonte: CCCV

Últimas notícias

Cursos de tratorista e cultivo de cacau exclusivos para mulheres

Registro de ação do projeto “Mulheres do Cacau” com produtoras rurais As mulheres estão ...

Mapa destrói 58 mil garrafas de azeite de oliva fraudado

Foi a maior apreensão já realizada pelo Ministério da Agricultura no país desde ...

Campanha pretende estimula consumo do produto no país

Tema foi debatido durante reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite ...

Conab afirma que clima prejudica oferta de hortaliças e frutas no país

Quem procura preços baixos no atacado terá que aguardar mais um pouco até ...

Congresso Brasil-Alemanha de Inovação acolhe também o tema de sustentabilidade

Um dos eventos mais tradicionais do ecossistema brasileiro de inovação e o maior ...