Preços de café batem recordes no mês de fevereiro no Espírito Santo

Os preços de café no Espírito Santo, em fevereiro deste ano, valorizaram em média 31% em comparação com o mês de fevereiro de 2020, segundo dados do Centro de Comércio de Café de Vitória (CCCV). Analisando cada tipo separadamente, as altas são de 33% para o café arábica “duro”, 24% para o café “rio” e de 36% para o café conilon. Comparando a variação neste ano, entre janeiro e fevereiro, as médias subiram 12% (duro), 8% (rio) e 3% (conilon).

De um modo geral, os fatores que influenciaram o comportamento dos preços no mês de fevereiro foram a queda do nível de infecção por Covid-19 nos EUA. Esse fator pode estimular o consumo, já que esse cenário é propício para a reabertura de restaurantes e cafeterias. Outras questões como oscilação dos preços, mercado especulativo e alta influência do câmbio também são considerados.

Anúncio

No último dia 22 de fevereiro, o café “bebida dura” teve uma alta de 6% – a maior do mês -, refletindo a alta de 2,08% no dólar e de 5,95 usc/lb das cotações na Bolsa de Nova York (EUA). Tal variação nesse tipo de café teve como fatores preponderantes o otimismo em relação à demanda, em virtude da perspectiva de vacinação em massa nos EUA e na Inglaterra, o que conduz ao crescimento do consumo de café fora de casa.

Anúncio

Esse cenário é positivo para os preços, uma vez que há um choque positivo de demanda de café arábica bebida “dura”, remunerando melhor o produtor rural. O conilon, por sua vez, registrou sua maior queda do dia 1º para o dia 2 e sua maior alta do dia 19 para o dia 22. Apesar de registrar momentos de baixa, o mercado dessa variedade demonstrou suporte, como já era esperado.

A maior alta nos preços do conilon ocorreu em virtude do reflexo de exportação mais baixa do Vietnã no mês de janeiro, que teve queda de 17,6%. Esse cenário também remunera melhor o produtor, em virtude de um choque negativo de oferta. No dia da maior alta do conilon houve um aumento de 2,08% em relação ao dólar do dia anterior e de 48 usd/ton na Bolsa de Londres.

Fonte: CCCV

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Empreendedores de especiarias capixabas fazem negócios durante Fruit Attraction

Empresas que produzem e comercializam o gengibre e a pimenta-do-reino no Espírito Santo ...

Sicoob é uma das três melhores instituições financeiras do país, diz ranking da Forbes

Foto: Reprodução/Sicoob Pelo segundo ano consecutivo, o Sicoob foi reconhecido como a terceira ...

Mercado Municipal de Cariacica está com 80% das obras concluídas

As obras do Mercado Municipal de Cariacica já alcançaram cerca de 80% de ...

Inscrições para o Prêmio CNA Brasil Artesanal Cafés Especiais Torrados terminam nesta terça (23)

Terminam até amanhã (23), as inscrições para o Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 ...

Projeto Caiman inaugura centro cultural que une biodiversidade e cultura

Fotos: Bernardo Bracony O Projeto Caiman, iniciativa de pesquisa e conservação das populações do ...