Precursor da muda clonal de café conilon recebe homenagem na Assembléia Legislativa do Espírito Santo

O precursor da muda clonal de café conilon, o engenheiro agrônomo Wanderlino de Medeiros Bastos foi homenageado, nesta quarta-feira (27), pelo deputado estadual Marcos Garcia durante sessão da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, por ocasião de seu falecimento.

Wanderlino é um marco na história da cafeicultura do Espírito Santo. Ele começou os estudos para o aumento da produtividade do conilon em 1982. também foi presidente da Cooabriel – a maior cooperativa de café conilon do Brasil – na gestão (10/06/82 a 31/03/84)

“Ele foi criador do café clonal, na década de 80. A medida permitiu que aumentássemos a nossa média de produção. Na época, produzíamos de forma sustentável em torno de 25 a 35 sacas de café por hectare. Hoje, com os custos de produção, essa produtividade seria inviável. Só para termos ideia, atualmente, a média de produção das propriedades capixabas é de 70 a 90 sacas, mas algumas alcançam de 150 a 160 sacas de café por hectare”, disse o deputado estadual Marcos Garcia.

Produtor rural por muitos anos em São Gabriel da Palha, noroeste capixaba, Wanderlino, nos últimos anos, se dedicava ao agronegócio no Sul da Bahia. O corpo será cremado.

Últimas notícias

Operação Colheita apreende armas, drogas e prende 25 criminosos no Estado

Cerca de dois meses após o início das ações, a Operação Colheita, lançada ...

Inmet disponibiliza plataforma de monitoramento de estimativa de geadas no Brasil

O mapa indica a possibilidade da ocorrência de geada, baseada na temperatura mínima ...

Frutas, castanhas e verduras nativas do Brasil estão em nova lista de espécies da sociobiodiversidade com valor alimentício

São considerados produtos da sociobiodiversidade os bens e serviços gerados a partir de ...

Cafés do interior capixaba serão comercializados em evento na Praça do Papa

O café, além de ser fonte de energia, também é fonte de lucro ...

Pif Paf Alimentos compra a Uniaves para ampliar oferta de produtos

Dando sequência à execução do seu plano estratégico de crescimento, a Rio Branco ...