Prêmio Brasil Artesanal 2026 abre inscrições para azeite, cachaça de alambique e doce de leite

Foto: Freepik

Inscrições estão abertas para produtores de azeite, cachaça e doce de leite

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou, nesta segunda (19), os editais do Prêmio Brasil Artesanal (PBA) 2026. Serão três concursos neste ano, voltados para produtores de azeite, cachaça de alambique e doce de leite.

Anúncio

A ação busca estimular a produção e agregar valor aos alimentos comercializados no mercado nacional. Segundo a assessora técnica da CNA, Fernanda Silva, a expectativa é de ampla participação.

“Esperamos que a adesão seja expressiva, impulsionada pela trajetória do programa, que já realizou 14 edições de concursos e acumula credibilidade, reconhecimento e resultados concretos no campo”, afirmou.

Anúncio

DOCE DE LEITE – O concurso é realizado em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para produtores com produção anual de até 300 toneladas.

As inscrições estão abertas até 31 de março, com recebimento das amostras até 17 de abril. Os participantes podem inscrever um produto em cada uma das categorias: doce de leite pastoso e doce de leite em barra. A seleção inclui etapas de júri técnico, avaliação da história do produto, júri popular e premiação.

CACHAÇA DE ALAMBIQUE – Realizado em parceria com o Sebrae, é destinado a produtores com produção anual de até 20 mil litros. As inscrições ficarão abertas até 31 de março, com envio das amostras até 17 de abril.

A avaliação inclui júri técnico, júri popular, análise das histórias dos produtos e premiação. As categorias são cachaça branca e cachaça amarela, com envio de duas garrafas que totalizem o volume mínimo de 1,4 litro da bebida.

AZEITE DE OLIVA – O edital é desenvolvido em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e o Sebrae.

As inscrições seguem até 30 de abril, com envio das amostras até 15 de maio. Os produtos também passam por avaliação do júri técnico, análise da história, votação do júri popular e etapa final de premiação. Cada produtor pode inscrever um produto por categoria, nas modalidades blend ou monovarietal.

Todos os concursos do Prêmio Brasil Artesanal terão premiação do primeiro ao quinto colocado, com certificado, premiação em dinheiro e divulgação nos canais digitais e redes sociais do Sistema CNA/Senar.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site https://cnabrasil.org.br/projetos-e-programas/alimentos-artesanais-e-tradicionais.

Fonte: CNA

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Estudo revela impacto de nematoides na sustentabilidade da pimenta-do-reino

Foto: Inorbert Melo Raiz de pimenteira do reino infectada por nematoide das galhas ...

SIF garante segurança dos alimentos e impulsiona exportações da agropecuária brasileira

Muito antes de um produto de origem animal chegar à mesa do consumidor ...

Espírito Santo cria fundo de quase R$ 1 bi para acelerar transição energética

Foto: Rayron Rickson/Governo-ES O Espírito Santo deu um passo relevante na agenda climática ...

Pesquisa brasileira busca aumentar a durabilidade da madeira usada na construção civil e na indústria

Fotos: Acervo da pesquisa e Jaseem Hamza (CC) A madeira, um dos materiais ...

Gengibre do Espírito Santo amplia presença internacional e aumenta exportações em 2025

Foto: Henrique Fajoli/Seag A produção capixaba de gengibre segue conquistando espaço no mercado ...