Prêmio Cafés Especiais do Espírito Santo: ainda dá tempo de se inscrever!

Os cafeicultores de conilon interessados em participar do Prêmio Cafés Especiais do Espírito Santo têm até amanhã (15) para encaminhar suas amostras. O prazo para envio das amostras de café arábica termina no dia 20 de outubro.

O objetivo da premiação é reconhecer os cafés especiais produzidos de forma sustentável no Espírito Santo. Podem participar cafeicultores de todos os municípios capixabas, desde que atendam aos requisitos apresentados no Regulamento. Além da qualidade, a sustentabilidade da cafeicultura também será avaliada. A adoção de boas práticas agrícolas é outro fator que vai contar pontos na premiação.

Anúncio

“A produção de cafés de qualidade não é mais apenas um diferencial e, sim, uma exigência do mercado. Enquanto o consumo geral de café cresce cerca de 1,5% ao ano, o consumo de cafés de especiais cresce cerca de 15% ao ano. Este fato mostra que o mundo quer beber café de qualidade e está disposto a pagar mais por este produto”, pontuou o pesquisador do Incaper e coordenador técnico de cafeicultura, Abraão Carlos Verdin Filho.

Atualmente, a produção de cafés especiais gera uma agregação de valor de R$ 100 milhões aos agricultores envolvidos. Cerca de oito mil propriedades produzem cafés especiais em território capixaba.

CAFEICULTURA CAPIXABA – Nos últimos anos, a cafeicultura capixaba cresceu em quantidade (produtividade) e qualidade. O Estado é o segundo maior produtor de café do país e responde por mais de 27% da produção nacional. É o maior produtor de conilon do Brasil, responsável por cerca de 20% do café robusta de todo o mundo. A cafeicultura é a principal atividade agrícola do Espírito Santo: representa 37,48% do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBPA), envolve cerca de 78 mil famílias distribuídas em aproximadamente 40 mil propriedades, em 77 municípios capixabas.

Anúncio

De acordo com o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção estimada total de café para o Estado em 2020 será de 14,7 milhões de sacas. Deste total, a projeção é de 1,5 milhão de sacas de cafés superiores. Vale lembrar que a produção de cafés especiais acima de 80 pontos está estimada em 300 mil sacas beneficiadas.

Fonte: Incaper

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Cooabriel tem faturamento recorde de R$ 3 bilhões e define novos investimentos

Pela primeira vez em sua história, a Cooabriel – cooperativa agrícola capixaba sediada ...

Sementes de milho e capacitação elevam produtividade da agricultura familiar no ES

A produção de milho na agricultura familiar do Espírito Santo ganha novo impulso ...

El Niño influencia outono, que terá chuvas prolongadas e frio tardio

Foto: Freepik O outono de 2026, que começa hoje (20) e vai até ...

Exportações de café solúvel crescem 13,9% em fevereiro

Foto: Freepik As exportações brasileiras de café solúvel somaram 7,409 mil toneladas – ...

Embrapa vai levar conectividade e tecnologias digitais a assentamentos rurais

Foto: Freepik Um projeto vai levar infraestrutura de conectividade e acesso a tecnologias ...