Previsão de chuva e ventos intensos com a chegada de uma nova frente fria

A figura apresenta o mapa de tendência de temperatura entre a noite do dia 23 e a noite do dia 24 de maio. Os tons em azul, nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e sul da Região Norte, representam áreas de forte declínio de temperatura.

Uma frente fria de forte intensidade chegará ao Brasil, hoje à noite, favorecendo chuvas muito intensas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul entre os dias 21 e 22 de maio.

Posteriormente atingirá os estados do Mato Grosso e São Paulo com chuvas intensas no dia 23.  Esta frente fria precede uma intensa massa de ar frio oriunda da região subantártica a qual promoverá forte diminuição nas temperaturas a partir do dia 22 na regiões Sul e no Mato Grosso do Sul e, a partir do dia 23, no Mato Grosso, sul e centro de Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, friagem no Acre, Rondônia e sul do Amazonas. 

O aprofundamento do ciclone extratropical, associado à frente fria, deve causar ventos fortes com rajadas, intensificando-se ao longo do dia 22 em toda Região Sul do país e em São Paulo. Os ventos máximos estão previstos para quando o ciclone migra do Rio Grande do Sul para o Oceano Atlântico, entre os dias 23 e 24/05, de ventos costeiros, sobretudo entre o litoral do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas se estendendo até o litoral sul do Rio de Janeiro. Também há possibilidade, mesmo que remota, de queda de neve nas serras gaúcha e catarinense entre os dias 23 e 24.

O frio também favorecerá a formação de geadas, especialmente a partir da segunda-feira (25) nas serras da Região Sul e sul do Paraná, mas também em áreas isoladas do Mato Grosso do sul, São Paulo e Sul de Minas Gerais. 

Fonte: Inmet

Últimas notícias

Cooabriel chega a 1 milhão de sacas de café

Na manhã desta sexta (18), a Cooabriel chegou a 1, milhão de sacas ...

Idaf e Ufes discutem ações para fortalecimento da agropecuária do sul do Estado

O diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo, Mário ...

Pesquisa mundial revela mudanças de florestas tropicais

O artigo intitulado “Tomando o pulso das florestas tropicais da Terra usando redes de parcelas ...

Cai para cinco os municípios capixabas em Risco Alto para Covid-19

O Governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira (18), o 60º Mapa de Risco ...

Abertas as inscrições para o Concurso de Qualidade do Café Conilon de Linhares

As inscrições para o Concurso de Qualidade do Café Conilon de Linhares estão ...