Previsão de chuva e ventos intensos com a chegada de uma nova frente fria

A figura apresenta o mapa de tendência de temperatura entre a noite do dia 23 e a noite do dia 24 de maio. Os tons em azul, nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e sul da Região Norte, representam áreas de forte declínio de temperatura.

Uma frente fria de forte intensidade chegará ao Brasil, hoje à noite, favorecendo chuvas muito intensas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul entre os dias 21 e 22 de maio.

Posteriormente atingirá os estados do Mato Grosso e São Paulo com chuvas intensas no dia 23.  Esta frente fria precede uma intensa massa de ar frio oriunda da região subantártica a qual promoverá forte diminuição nas temperaturas a partir do dia 22 na regiões Sul e no Mato Grosso do Sul e, a partir do dia 23, no Mato Grosso, sul e centro de Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, friagem no Acre, Rondônia e sul do Amazonas. 

O aprofundamento do ciclone extratropical, associado à frente fria, deve causar ventos fortes com rajadas, intensificando-se ao longo do dia 22 em toda Região Sul do país e em São Paulo. Os ventos máximos estão previstos para quando o ciclone migra do Rio Grande do Sul para o Oceano Atlântico, entre os dias 23 e 24/05, de ventos costeiros, sobretudo entre o litoral do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas se estendendo até o litoral sul do Rio de Janeiro. Também há possibilidade, mesmo que remota, de queda de neve nas serras gaúcha e catarinense entre os dias 23 e 24.

O frio também favorecerá a formação de geadas, especialmente a partir da segunda-feira (25) nas serras da Região Sul e sul do Paraná, mas também em áreas isoladas do Mato Grosso do sul, São Paulo e Sul de Minas Gerais. 

Fonte: Inmet

Últimas notícias

Semana termina com leve queda para o café nas bolsas

Mercado internacional passou por ajustes técnicos, mas os fundamentos seguem positivos, com menor ...

Unidade prisional de Cachoeiro de Itapemirim doa hortaliças a hospital do município

O Centro de Detenção Provisória de Cachoeiro de Itapemirim (CDPCI) realizou, na manhã desta quinta-feira ...

Consulta pública sobre regras para fabricação de queijo artesanal vai até 24 de janeiro

A proposta é estabelecer boas práticas agropecuárias para as queijarias A consulta pública, ...

Senar abre cursos técnicos sobre agronegócio e fruticultura

Termina no próximo dia 27 as inscrições para cursos técnicos de agronegócio e ...

Pêssegos com tecnologia da Embrapa ganham mercados no Hemisfério Norte

Há duas safras, produtores brasileiros de pêssego têm aproveitado um intervalo de produção ...