Previsão de chuva forte nesta segunda-feira (30) no Espírito Santo

Foto: Julio Huber

O instituto Climatempo divulgou um alerta de chuva forte no Espírito Santo, a partir desta segunda-feira (30). O Estado tem registrado uma estiagem prolongada e pouca chuva, principalmente na metade norte capixaba. Na região de Linhares, a situação é a mais crítica, entre 70 e 90 dias sem chuva significativa. Já na faixa sul, áreas mais próximas ao Rio de Janeiro, não chove de forma significativa entre 20 e 50 dias.

No entanto, neste início de semana, o Climatempo alerta para a atenção ao retorno da chuva volumosa na metade sul do Estado. A combinação de ventos nos níveis altos da atmosfera somados à entrada de umidade vinda do oceano favorece chuvas fortes e volumosas na Grande Vitória e em áreas mais próximas ao Rio de Janeiro.

Em toda metade sul do Espírito Santo, incluindo a Vitória, Vila Velha, região de Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Anchieta e áreas próximas ao Parque Nacional do Caparaó, há previsão de chuva forte nesta segunda (30) e principalmente na terça-feira (31).

Modelos meteorológicos indicam acumulados de chuva entre 60 e 90 milímetros, mas localmente pode até passar dos 100 milímetros. Essa chuva vem com temporais, trovoadas e ventos com magnitude de 50 km/h. A previsão é de céu encoberto, dias chuvosos e sem previsão de aberturas de sol; consequentemente, as temperaturas diminuem.

A chuva até alcança o norte do Estado, que são as áreas mais castigadas pelo longo período de tempo seco, no entanto, a previsão é de acumulados em torno dos 10 milímetros, fator que não consegue reverter a estiagem.

Fonte: Climatempo

Últimas notícias

Lançamento da Ruraltures será nesta quinta-feira (07) em Venda Nova do Imigrante

Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau promoverá, amanhã ...

Sistema Cantareira opera em estado de alerta

Os últimos dias acenderam um alerta para o nível dos reservatórios que abastecem ...

Jovens agricultores participam de curso sobre formação de lideranças

Um dos pilares da Coordenadora Latino-americana e do Caribe de Pequenos Produtores e ...

Revista Negócio Rural vence prêmio de jornalismo de Pernambuco

O cooperativismo conecta pessoas e também histórias. Que similaridade poderia haver entre as ...

Serenata Italiana será no próximo sábado (09) em Venda Nova do Imigrante

Relembrar os costumes dos primeiros imigrantes italianos que chegaram em Venda Nova do ...