Previsão de frio intenso na próxima semana na maior parte do Brasil

A partir de domingo (27), muitos brasileiros podem se preparar para uma semana com baixas temperaturas. Uma intensa massa de ar frio (de origem polar) deverá avançar pela região Sul, partes do Centro-Oeste, sul da região Norte e o Sudeste levando à queda das temperaturas (episódio de friagem), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A mínima deve ficar abaixo dos 18ºC no centro e sul do país.

Entre segunda-feira (28) e quarta-feira (30), o amanhecer nas serras gaúcha, catarinense e no sul do Paraná deverá ser marcado por temperaturas negativas. Nesse mesmo período, especialmente a partir da tarde do dia 28/06, há previsão de neve nas regiões serranas entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Continua após o anúncio

Além disso, na terça-feira (29) e quarta-feira (30), as condições atmosféricas serão propícias para a formação de geada (moderada a forte) em uma ampla área da região Sul e no Mato Grosso do Sul, podendo se estender até a divisa entre São Paulo e o Paraná.

REGIÃO SUL – Entre os dias 27 de junho e 2 de julho, registro de temperaturas negativas, com possibilidade de neve na tarde do dia 28 de junho nas serras gaúchas e catarinenses e geada nos dias 29 e 30.

REGIÃO SUDESTE – Entre os dias 29 junho e 2 de julho em áreas de São Paulo e sul de Minas Gerais, com temperaturas mínimas próximas de 7ºC (São Paulo).

REGIÃO CENTRO-OESTE: Entre os dias 29 junho e 2 de julho em áreas de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, com temperaturas mínimas próximas de 12ºC (Cuiabá);

REGIÃO NORTE – Entre os dias 30 de junho e 2 de julho em áreas de Rondônia, leste do Acre e sul do Amazonas, com temperaturas mínimas próximas de 15ºC (Porto Velho).

Fonte: MAPA

Últimas notícias

Cadeia produtiva do café é homenageada na Assembleia Legislativa do ES

O jornalista, apresentador e diretor da Revista Negócio Rural, Bruno Faustino, foi um ...

Sementes de Palmeira Juçara serão lançadas por pilotos durante Voo Livre em Alfredo Chaves

Mais de 300 mil sementes de Palmeira Juçara foram doadas pelo Instituto Capixaba ...

Mapa registra mais 20 defensivos de controle biológico, incluindo produtos para uso na agricultura orgânica

Em 2022 já foram registrados 36 produtos de baixa toxicidade para o controle ...

Evento em Vitória destaca a importância da agricultura familiar capixaba

A agricultura familiar é uma das responsáveis por contribuir com os alimentos que ...

Avião caracterizado de abelha decola em homenagem aos maiores polinizadores do planeta

Piloto de aviões agrícolas há mais de 40 anos, José Paulo Garcia fez ...