Previsão de neve em dias mais frios de 2020 no Brasil

Foto: Divulgação/Folha Uol

Canela é uma das cidades onde há a previsão de ter neve no Rio Grande do Sul nos próximos dias

Julio Huber

Institutos que monitoram o clima estão prevendo que os próximos dias serão os mais frios do ano em diversos estados brasileiros. De acordo com o Climatempo, a neve será intensa em três estados da região Sul a partir desta quinta-feira (20) e poderá durar três dias, com acumulados que podem ultrapassar 10 centímetros de espessura.

De acordo com meteorologistas, esse evento extremo não era visto no Brasil desde 2013, quando nevou em 150 municípios de Santa Catarina. O frio intenso também vai atingir áreas do Sudeste e Centro-Oeste nesta semana.

E o MetSul, do Rio Grande do Sul, adverte para uma “bolha polar enorme, intensa e que vai atingir metade do território brasileiro”. A partir de amanhã (19) as temperaturas caem mais ainda a partir do Sul e começam a romper para o Sudeste e outras regiões mais quentes.

Temperaturas abaixo de 0°C devem ocorrer nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, sul de Minas Gerais e nas áreas de grande altitude do sul do Rio de Janeiro, como parque nacional do Itatiaia. Também há previsão de frio para o Espírito Santo.

A influência desta onda de frio muito forte será sentida com diferentes também no Centro-Oeste, Rondônia, Acre, sul do Amazonas. O vento frio desta enorme massa polar deve ser suavizar o calor até no extremo sul do Pará e do Tocantins. Algum efeito deve ser sentido também em parte da Bahia.

Tudo isso é devido ao avanço de uma massa de ar polar. “Serão vários dias de neve, começando na quinta-feira e indo até o sábado (22). O acumulado previsto em algumas áreas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul pode passar de 10 centímetros de espessura de neve, segundo algumas simulações”, diz o meteorologista Celso Oliveira, da Somar.

O declínio da temperatura na região será acentuado, com mínimas de -3 °C. O frio que vai atingir partes do Sudeste e do Centro-Oeste terá mínimas que podem ficar abaixo de 9 ºC.

CHUVA – A partir de hoje (18), a chuva mais uma vez persiste no Paraná e em Santa Catarina, com acumulados expressivos e temporais. Alerta mais que redobrado para o risco de transtornos causados pela chuva forte e intermitente.

No Rio Grande do Sul, o dia já começa com nevoeiros na faixa leste. Conforme o dia for passando, há previsão do retorno da nebulosidade e de pancadas de chuva com trovoadas no norte, sul e parte do centro do estado.

Amanhã (19), a presença de uma frente fria no oceano seguirá provocando chuva em Santa Catarina e no Paraná, com condição para chuva volumosa e transtornos em áreas de risco. No Rio Grande do Sul a condição é ligeiramente menor e a chuva se concentra em cidades próximas a Santa Catarina.

SUDESTE – Áreas de instabilidade já provocam chuva também nesta terça-feira sobre várias regiões do estado de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo.

Amanhã, os períodos com sol aumentam, esquenta rapidamente e a sensação de calor predomina em grande parte do dia. Mas tem previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite na divisa com o Paraná, no sul e leste do Estado, onde estão a Grande São Paulo e o litoral. A chuva pode vir moderada.

Mas o tempo fica mais instável, com maior chance de chuva na quinta-feira (20), com a chegada da uma forte e grande frente fria. Além de chuva, este sistema traz muito frio. Será a frente fria Frozen do inverno de 2020, a mais forte deste ano. 

Entre a quinta-feira e a sexta-feira poderá chover em todo o Estado, com chance de chuva moderada a forte no oeste, sul, e leste, incluindo a Grande São Paulo e o litoral, com risco de chuva moderada a forte, ventos moderados a fortes e raios.

No Espírito Santo, de acordo com o Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a partir de amanhã as temperaturas podem chegar a mínimas de 13 °C na Região Serrana. Haverá predomínio de sol entre nuvens e chuva rápida no extremo nordeste do Estado. As demais áreas têm predomínio de sol e não há expectativa de chuva. Na quinta-feira as temperaturas caem ainda mais.

Últimas notícias

Agricultores capixabas são autorizados a usar água rio Itabapoana para irrigação

A Agerh analisou 250 processos e emitiu 70 Outorgas de Uso da Água ...

Contribuição Sindical Rural pode ser paga até esta sexta (04)

A Contribuição Sindical Rural (CSR) fortalece a defesa dos interesses do campo e ...

Abertas as inscrições para o Encontro das Lideranças do Cooperativismo Capixaba

Evento será realizado totalmente no formato digital no dia 17 de dezembro (quinta-feira), ...

Contratações de crédito rural entre julho e novembro têm alta de 19%

As contratações das operações de crédito rural da safra 2020/2021 somaram R$ 108,7 ...

Premiação distribui R$ 130 mil para os produtores dos melhores cafés do Espírito Santo

Fotos: Sidney Dalvi e Hélio Filho/Secom Os melhores cafés especiais capixabas foram eleitos ...