Primavera chuvosa favorece os cultivos na região centro-norte

Com o fim da primavera e o início do verão, que ocorreu a partir das primeiras semanas deste mês, a constatação é que o clima tem favorecido os cultivos da região do centro-norte do país, trazendo boas expectativas para os produtores de grãos. A análise é da última edição deste ano do Boletim de Monitoramento Agrícola, Cultivos Verão (Safra 2021/2022), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na última semana.
 
A publicação indica que o desenvolvimento dos cultivos de verão nos estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Pará, Rondônia e na região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) foi beneficiado por bons volumes de chuva. Há casos até, em algumas regiões, onde o excesso de precipitação exigiu a interrupção e a redução no ritmo das operações de semeadura.
 
Também nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, a predominância foi de uma condição favorável aos cultivos desta estação, apesar de restrições localizadas por falta de chuva no estado sul-mato-grossense em cultivos próximos à fronteira paulista e ao estado do Paraná.
 
Por outro lado, a região Sul sofre a influência negativa de baixas precipitações ocasionadas pelas condições do fenômeno La Niña. A ocorrência se dá  nos cultivos de verão na metade oeste do Paraná, no oeste de Santa Catarina e no noroeste e centro do Rio Grande do Sul. No entanto, as áreas cultivadas com arroz têm tido um bom desenvolvimento, já que são manejadas sob o sistema de irrigação por inundação, com os reservatórios em níveis satisfatórios.
 
Clique aqui para ver mais detalhes sobre a situação das lavouras.

Fonte: Conab

Últimas notícias

Valor da contribuição mensal do MEI vai aumentar em fevereiro

Os microempreendedores individuais devem ficar atentos ao reajuste na contribuição mensal, que passa ...

Impacto ambiental urbano pode ser maior que do agro

O Brasil teve um ano de destaque no direito ambiental e terá que ...

Produção de café deve atingir 55,7 milhões de sacas na safra de 2022

Os produtores de café deverão colher a terceira maior safra do grão neste ...

Produtores celebram colheita e resultados da primeira safra de Uvas em Guarapari

Sandra Butke, em suas parreiras no início da produção. Para diversos produtores rurais ...

Ceasa-ES orienta produtores sobre armazenamento adequado de alimentos

A ação, que teve início na última quinta-feira (13) e tem previsão de ...