Primeira etapa do Circuito Nelore de Qualidade avalia 378 animais

 A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e a Associação dos Criadores de Nelore de Rondônia (ACNR) divulgaram os resultados da primeira etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2020, realizada na região Norte. Na unidade do Friboi, em Porto Velho (RO), foram avaliados 378 animais, sendo 294 machos e 87 fêmeas.

Segundo Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB e responsável pelas avaliações, entre os machos participantes, 96,3% dos animais apresentaram até 4 dentes incisivos permanentes e 80% registram mais de 18 arrobas de peso. 

O pecuarista Bruno Goes Brainer, da Fazenda Piquiá (Porto Velho), foi o vencedor do Melhor Lote de Carcaças de Machos e conquistou a Medalha de Ouro da etapa. A Medalha de Prata foi para Tulio Villela Lemos, da Fazenda Iracema (Porto Velho). O Bronze ficou com Rogério Correa, da Fazenda Bom Sucesso (Guajará Mirim).

“Participar do Circuito me proporciona realizar uma espécie de raio x das carcaças. Com as informações recebidas, tenho um direcionamento do que preciso focar para conseguir animais com mais peso e menos idade”, declara o pecuarista Bruno Goes Brainer.

Entre as fêmeas avaliadas no Circuito, 88,1% apresentaram até 2 dentes incisivos permanentes (em torno de 2 anos de idade), enquanto 94% registraram mais de 13 arrobas de peso.

O Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas, conquistando a Medalha de Ouro, foi de Márcio Padilha da Silveira, do Sítio Nova Esperança (Porto Velho). A Prata ficou com Marciano Cardim, do Sítio Geovana (Porto Velho).

Os vencedores da Medalha de Ouro desta etapa receberão 500 quilos de suplementos minerais da Matsuda Sementes e Nutrição Animal, Medalhas de Prata e de bronze receberão 300 e 200 quilos respectivamente. O Frigorífico Friboi presenteará os premiados da etapa com uma caixa de cupim, para que possam celebrar o resultado degustando um belo churrasco com este corte que identifica tão bem a raça Nelore.

CIRCUITO NELORE – Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal, e cresce a cada ano. Em 2020, estão previstas a realização de 40 etapas em 11 estados. Até o fim do ano, 25 mil animais devem ser avaliados, consolidando o Circuito Nacional de Qualidade como o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo. 

Últimas notícias

Faculdade CNA abre inscrições para cursos de graduação EaD para o agronegócio

A Faculdade CNA está com inscrições abertas para a seleção dos cursos de graduação a ...

Equipamento inovador faz a medição digital da água infiltrada no solo

Foto: Embrapa Solos O equipamento favorece o trabalho de avaliação de parâmetros hidráulicos ...

Luta contra gafanhotos devoradores passa de 170 dias na Argentina

Em 11 de maio deste ano, o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade ...

Encontros definirão “marca turística” que caracterizará a região de montanhas

Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem Julio Huber Com o objetivo de desenvolver uma marca ...

Setor do trigo debate perspectivas para 2021

Em um formato inédito, a Abitrigo promoveu, na última semana, a 27ª edição ...