Primeira fazenda urbana do Brasil será inaugurada em junho

Julio Huber

O Brasil terá, em breve, a primeira fazenda urbana do país em uma área pública. As obras estão em ritmo acelerado e a expectativa é de que até a primeira quinzena de junho seja inaugurada a Fazenda Urbana do Cajuru, que está sendo construída em um espaço de 4.435 metros quadrados, ao lado do Mercado Regional do Cajuru, em Curitiba (PR).

Anúncio

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, informou que a fazenda irá reunir os mais modernos métodos de plantio de alimentos saudáveis, sem agrotóxico. “Consola o meu coração de prefeito ver o nascimento da Fazenda Urbana do Cajuru. De temperos a legumes e verduras, teremos canteiros para todas as estações do ano”, destacou Greca.

Além das hortas comunitárias, inclusive com inéditas estruturas suspensas para que cadeirantes possam participar do plantio, o complexo está recebendo composteiras, estufas de mudas, caixas do projeto Jardins de Mel, com abelhas nativas sem ferrão, e espaços para a criação de pequenos animais. Boa parte das estruturas, muitas em conteineres, já está concluída.

Anúncio

A Fazenda Urbana será administrada pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. As equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas finalizam o restaurante-escola e o banco de alimentos, além do espaço para eventos e treinamento.

CICLO DO ALIMENTO – De acordo com o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, a Fazenda Urbana do Cajuru é um projeto que visa divulgar as práticas e técnicas da agricultura urbana e organização comunitária com base no ciclo do alimento. Com esse projeto, a Prefeitura pretende capacitar as pessoas para a produção do próprio alimento fora das áreas rurais, ou seja, em suas casas e em vazios urbanos.

“Além dos alimentos convencionais, as hortas terão as plantas alimentícias não convencionais (Pancs) e os canteiros estão sendo feitos com materiais recicláveis, tais como garrafas pet, telhas, dormentes, blocos de concreto, forros PVC e pallets”, acrescenta o secretário.

No Brasil, há outros projetos de fazendas urbanas, mas são conduzidas por empresas. Em diversos países do mundo também há a tendência de fazendas urbanas bem sucedidas, como nos Estados Unidos, países da Europa e no Japão.

Informações: www.xvcuritiba.com.br

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

UPL valoriza agricultores que transformam o solo em aliado contra as mudanças climáticas

Falar em mudanças climáticas passa, cada vez mais, pelo chão que sustenta a ...

México lidera compras e se torna o principal destino do café capixaba em 2025

Foto: Freepik País respondeu por cerca de 13% das exportações do Espírito Santo ...

Projeto capixaba entra para o Top 10 do Programa CNA Jovem 2025

O Espírito Santo voltou a ganhar destaque nacional no agronegócio com a seleção ...

Brasil chega a 150 indicações geográficas com reconhecimento de cachaças da Paraíba e de Goiás

Foto: Freepik O Brasil alcançou um marco histórico no sistema de proteção de ...

Brasil alcança 500 novas oportunidades comerciais com exportação de carne bovina para a Guatemala

O governo brasileiro confirmou a abertura do mercado da Guatemala para a exportação ...