Primeiro campo de lúpulo privado de Viana faz sua primeira colheita em cinco meses 

Foto: Pixabay

Viana celebrou, esta semana, um importante marco para o sucesso do projeto do primeiro Polo de Cervejarias Artesanais do Brasil. O campo de lúpulo Clovis d’Oliveira, primeiro campo privado do município, realizou sua primeira safra em menos de 5 meses de cultivo.

Anúncio

Inaugurado em março deste ano, o campo foi o primeiro de um total de 10 a serem instalados ainda em 2023, em uma iniciativa que visa tornar Viana o maior produtor do principal insumo da cerveja do Estado.

Anúncio

O prefeito Wanderson Bueno enfatizou o papel fundamental que a iniciativa desempenha no fomento à economia local.

“A colheita de lúpulo representa um marco significativo para Viana, reafirmando nossa posição como pioneiros no desenvolvimento do Primeiro Polo Municipal de Cervejarias Artesanais do Brasil. Além de impulsionar o turismo e a cultura da nossa cidade, essa atividade também gera oportunidades para nossos produtores rurais. Aceitamos os desafios, estudamos, nos planejamos e, hoje, nosso sonho se tornou realidade”, afirmou o prefeito.

O secretário de Agricultura, Cezar Lazaro, também enalteceu o trabalho árduo dos agricultores locais e o potencial do cultivo de lúpulo na região.

“A parceria entre a administração municipal e os empreendedores cervejeiros foi fundamental para transformar Viana em um polo produtivo e criativo. A colheita de hoje é resultado do esforço conjunto para promover o desenvolvimento sustentável e a valorização dos produtos locais”, destacou o secretário.

Com a colheita de lúpulo está a todo vapor, Viana mostra que está consolidando sua posição como um centro de excelência para a produção de cervejas artesanais, impulsionando a economia local e enaltecendo a tradição agrícola da região. O município desponta como um verdadeiro tesouro para os apreciadores desta bebida milenar.

A Associação Vianense das Microcervejarias Artesanais (Avicerva) surgiu com objetivo de empoderar os cervejeiros de Viana, por meio de emendas parlamentares, para desenvolver novos projetos e criar atividades mais orgânicas. Atualmente, cinco cervejarias fazem parte da associação, sendo: El Bigodon, Indomável, Piabier, Else e a Cervejaria 38. A sociedade dos cervejeiros foi oficialmente iniciada durante o evento de colheita, após a assinatura do decreto por todos os participantes e testemunhas.

Além da presença do prefeito Wanderson Bueno, colheita contou com a participação do vice-prefeito Fabio Dias, de produtores locais e entusiastas da cerveja artesanal, de representantes do IFES e demais autoridades.

Fonte: Prefeitura Municipal de Viana

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

ES livre de febre aftosa sem vacinação: saiba os benefícios

Foto: Freepik O Espírito Santo está oficialmente livre da febre aftosa sem vacinação. ...

Lactalis distribui água em supermercados gaúchos

Foto: Carolina Jardine A Lactalis Brasil ganhou um novo apoio para distribuir água ...

Bahia dá início à colheita do algodão safra 2023/2024

Foto: Divulgação As máquinas em campo sinalizam o início da colheita do algodão ...

Família dá até mamadeira para cuidar de filhote de veado encontrado ferido

Foto e vídeo: Divulgação Texto: Julio Huber / Foto: Divulgação Um filhote de ...

Furtas e hortaliças sofrem aumento por conta das fortes chuvas no Rio Grande do Sul

Foto: André Oliveira / MDS A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) trouxe uma ...