Principais indicadores do cooperativismo capixaba serão divulgados nesta quarta (21)

Foto: Freepik

Sistema OCB/ES lança anuário com informações sobre os resultados das cooperativas do estado no último ano

Nesta quarta (21), os capixaba vai conhecer os principais indicadores registrados pelas cooperativas do Espírito Santo no último ano. Informações como a participação no Produto Interno Bruto (PIB) nominal do estado, a evolução no número de cooperados e a contribuição para os cofres públicos estão entre os dados que serão apresentados.

Anúncio

A divulgação vai ocorrer durante o evento virtual de lançamento do Anuário do Cooperativismo Capixaba 2022, publicação elaborada pelo Sistema OCB/ES com o intuito de compilar, em um mesmo lugar, os dados mais relevantes desse modelo de negócio no estado. O público interessado poderá acompanhar a transmissão no canal da instituição no Youtube, a partir das 16h.

Anúncio

Em sua terceira edição, o anuário traz um panorama geral sobre o cooperativismo no mundo, no Brasil e, especificamente, no Espírito Santo. Além disso, conta com um recorte de cada um dos sete ramos de atuação existentes no estado, trazendo informações como os principais produtos ou serviços por ordem de faturamento e dados demográficos.

As informações foram coletadas durante o Censo Cooperativista 2022, realizado no primeiro semestre deste ano. Os dados têm como data-base o dia 31 de dezembro de 2021. O diretor executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, destaca a relevância desse material.

“Conhecemos na prática toda a transformação que o cooperativismo provoca e todo o potencial que ele possui. Com o nosso anuário, conseguimos mostrar tudo isso em forma de números, que ajudam a compreender melhor a nossa contribuição para o desenvolvimento do estado e cria subsídios para buscar evoluirmos ainda mais”, pontua.

A live de lançamento também contará com duas palestras: “Cenário econômico e tendências globais” e “Gestão e inovação: dois focos para a alcançar a competitividade”, e não há custo para participação ou necessidade de inscrição.

EDIÇÃO 2021 – A última edição do anuário, lançada em 2021 pelo Sistema OCB/ES, apresentou diversos resultados que mostraram a evolução do cooperativismo mesmo durante a crise provocada pela pandemia de Covid-19. Um desses indicadores foi o crescimento no número de cooperados, que passou de 435 mil em 2019 para mais de 500 mil em 2020, uma evolução de 15,5%.

Houve também aumento no número de empregos mantidos pelas cooperativas, com a geração de mais de 500 novos postos de trabalho, o que representou 6,3% de crescimento, superando a marca de 9,5 mil colaboradores em 2020. A movimentação econômica no mesmo ano foi de R$ 6,6 bilhões, garantindo uma participação de 4,7% no PIB nominal capixaba.

SERVIÇO

Lançamento do Anuário do Cooperativismo Capixaba 2022

  • Quando: próxima quarta-feira (21/9)
  • Horário: 16h
  • Formato: virtual
  • Local: canal do Sistema OCB/ES no YouTube (clique aqui para acessar)

Fonte: OCB/ES

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Praga inexistente no Brasil é identificada em fruta que vinha dos Estados Unidos

Uma carga com 576 quilos de pêssegos importados dos Estados Unidos foi barrada ...

Salmonella gera impacto na avicultura e preocupa produtores

Foto: Envato O impacto das salmoneloses assusta os produtores pela sua contaminação. A ...

Produção industrial cresce 6,2% no Espírito Santo

Foto: Freepik Os resultados positivos da indústria capixaba continuam impulsionando a economia do ...

Mato Grosso recebe roadshow para comunicadores do agro

Cada vez mais a realização de roadshows tê sido uma iniciativa marcante no ...

Cooperativismo marca presença na estreia do programa Negócio Rural

Novo formato é apresentado pelo jornalista Bruno Faustino, que irá contar histórias do ...