Processo transforma casca de coco verde em etanol

A Ufes recebeu o deferimento de uma nova patente, a sétima concedida à Universidade. Ela trata de um processo inovador e altamente sustentável na área de biotecnologia: a transformação de casca de coco verde em etanol. Registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) com o título “Processo de hidrólise enzimática sob alta pressão hidrostática a partir de resíduos agroindustriais”, a Patente de Invenção PI 1104157-9 A2 foi desenvolvida pelo Laboratório de Biotecnologia Aplicada ao Agronegócio, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Ufes. Participaram da iniciativa a estudante de doutorado Érica Albuquerque e os professores Antônio Alberto Fernandes e Patrícia Fernandes.

Segundo o professor, o processo utiliza-se de enzimas celulases sob alta pressão hidrostática e temperatura moderada para atividade celulásica como parte do processo de sacarificação para a produção do bioetanol celulósico. O método pode ser utilizado na indústria de biocombustíveis, que utiliza a hidrólise enzimática como parte do processo de sacarificação para a produção de etanol.

Anúncio

O processo é uma alternativa economicamente viável na busca por fontes alternativas de etanol. Além disso, proporciona o aproveitamento e a eliminação de resíduos gerados pela atividade agroindustrial.

Anúncio

SUSTENTABILIDADE – Na avaliação do professor, esta patente é uma importante contribuição da Universidade ao apresentar soluções para a construção de uma sociedade ambientalmente sustentável, transformando o lixo industrial em um produto de alto valor agregado.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes, Valdemar Lacerda Jr., destaca que, nos últimos anos, a Ufes está passando por um processo de transformação, com pesquisas cada vez mais aplicadas, visando à solução ou oferecimento de alternativas viáveis econômica e ambientalmente às diversas necessidades da sociedade. Ele lembra que essa mudança no perfil das pesquisas resulta nas cerca de cem patentes depositadas no Inpi e nas sete já concedidas à Universidade.

Fonte: Ufes

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Conab estima redução na produção de cana-de-açúcar na safra 2024/2025

Foto: Freepik A primeira estimativa da safra de cana-de-açúcar 2024/25, divulgada nesta quinta-feira ...

Feira de Negócios da Favesu reunirá players do setor avícola e suinícola

Foto: Divulgação/Favesu O maior evento da Avicultura e Suinocultura Capixaba entra na sua ...

Nelore Heringer marca presença na ExpoZebu 2024

Foto: Divulgação Texto: Julio Huber A Nelore Heringer estará presente na maior feira ...

Queijos da Canastra terão tecnologia francesa para dar mais segurança a consumidores

Fotos: Leandro Couri/Sebrae O consumidor brasileiro amante dos queijos Canastra (região Centro-Oeste de ...

Secretário do Turismo do Espírito Santo se reúne com ministro para fortalecer o setor

O secretário do Turismo do Espírito Santo, Philipe Lemos, se reuniu, ontem (23), ...