Processo transforma casca de coco verde em etanol

A Ufes recebeu o deferimento de uma nova patente, a sétima concedida à Universidade. Ela trata de um processo inovador e altamente sustentável na área de biotecnologia: a transformação de casca de coco verde em etanol. Registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) com o título “Processo de hidrólise enzimática sob alta pressão hidrostática a partir de resíduos agroindustriais”, a Patente de Invenção PI 1104157-9 A2 foi desenvolvida pelo Laboratório de Biotecnologia Aplicada ao Agronegócio, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Ufes. Participaram da iniciativa a estudante de doutorado Érica Albuquerque e os professores Antônio Alberto Fernandes e Patrícia Fernandes.

Segundo o professor, o processo utiliza-se de enzimas celulases sob alta pressão hidrostática e temperatura moderada para atividade celulásica como parte do processo de sacarificação para a produção do bioetanol celulósico. O método pode ser utilizado na indústria de biocombustíveis, que utiliza a hidrólise enzimática como parte do processo de sacarificação para a produção de etanol.

O processo é uma alternativa economicamente viável na busca por fontes alternativas de etanol. Além disso, proporciona o aproveitamento e a eliminação de resíduos gerados pela atividade agroindustrial.

SUSTENTABILIDADE – Na avaliação do professor, esta patente é uma importante contribuição da Universidade ao apresentar soluções para a construção de uma sociedade ambientalmente sustentável, transformando o lixo industrial em um produto de alto valor agregado.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes, Valdemar Lacerda Jr., destaca que, nos últimos anos, a Ufes está passando por um processo de transformação, com pesquisas cada vez mais aplicadas, visando à solução ou oferecimento de alternativas viáveis econômica e ambientalmente às diversas necessidades da sociedade. Ele lembra que essa mudança no perfil das pesquisas resulta nas cerca de cem patentes depositadas no Inpi e nas sete já concedidas à Universidade.

Fonte: Ufes

Últimas notícias

Cooperativas capixabas podem usar Funsaf para modernização da produção agrícola

A economia colaborativa é realidade no Espírito Santo há anos. No mundo agropecuário, ...

Recuperação de nascentes beneficia comunidade rural

Uma parceria firmada entre Emater-MG, prefeitura, Copasa e produtores rurais permitiu a criação ...

Faculdade CNA está com inscrições abertas para o vestibular

A Faculdade CNA está com inscrições abertas até o dia 23 de fevereiro ...

Inscrições para coordenação de pesquisa sobre peixes começam na segunda-feira (24)

As inscrições para a seleção de coordenador de projeto de pesquisa do Instituto ...

Venda Nova do Imigrante é destaque em projeto de qualificação do turismo rural

A rota de Agroturismo em Venda Nova do Imigrante foi validado pelo Ministério ...