Produtores rurais não precisam apresentar documentos autenticados ao INSS por 120 dias

Julio Huber

Em decorrência da pandemia do coronavírus (Covid-19), segurados especiais rurais não precisam autenticar documentos nos próximos 120 dias. Também fica suspenso o prazo para cumprimento de exigência. A medida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) resguarda o direito desses segurados enquanto durar o estado de emergência em saúde no Brasil.

A Portaria 295 suspendendo as obrigações foi publicada na última quinta-feira no Diário Oficial da União e vale para exigências feitas antes da publicação. Neste caso, o servidor responsável pela análise pode identificar os casos passíveis de dispensa e assegurar o direito do beneficiário rural.

As situações que geram dúvida podem requerer mais informações do segurado ao INSS. No entanto, o prazo para prestar as informações também fica suspenso até que seja restabelecido o atendimento presencial.

O objetivo é evitar o deslocamento de usuários às Agências da Previdência Social durante o estado de emergência de saúde pública. A medida dispensada apresentação de documentos originais para autenticação de cópias de documentos anexadas pelos canais remotos.

Até então, o segurado deveria levar o documento original na agência para certificar a validade do requerimento online em até 30 dias. Caso não conseguisse, ele teria o pedido negado. A portaria aumenta a flexibilidade e o acesso a benefícios do INSS.

Clique aqui e veja a portaria na íntegra!

Últimas notícias

Edição 2020 da Corrida e Caminhada do Café será virtual

Atletas podem enviar registros de corridas em qualquer lugar para a organização do ...

Clima em setembro preocupa produtores de tomate estaqueado

O plantio do tomate estaqueado, ou tomate de mesa, já foi realizado nas ...

Egípcios exportam alho ao Brasil

Brasil abriu seu mercado de alho para o Egito no ano passado e ...

Biofortificação aumenta em 16 vezes o teor de zinco nas folhas de alface

Aplicação de fertilizante de baixo custo também pode fortalecer a renda do produtor  ...

Acerola é um dos alimentos mais ricos em vitamina C

Fruta pequena de cor vermelha e formato arredondado, a acerola tem um sabor ...