Programa capixaba de desenvolvimento sustentável para a cafeicultura é apresentado em evento internacional

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Estado do Espírito Santo (Seag) participou, ontem (13), da Conferência Regional da 4C Services, realizada em Campinas (SP), no Royal Palm Hotel. O evento tem como objetivo debater os novos requisitos para a exportação de café e os últimos desenvolvimentos em Certificação de Sustentabilidade. Na ocasião, o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, apresentou o novo “Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cafeicultura do Espírito Santo”, que vem atraindo novos olhares para a cafeicultura capixaba.

Com foco nos requisitos para exportação de café e nos últimos desenvolvimentos em certificação de sustentabilidade, a agenda incluiu uma visão geral dos requisitos de não desmatamento e devida diligência na União Europeia. Também foi debatida a nova Lei Alemã de cadeia de fornecimento, requisitos voluntários de sustentabilidade dos proprietários de marcas, implicações para o setor cafeeiro, bem como desenvolvimentos de estratégias e esforços sustentáveis no setor cafeeiro brasileiro.

Anúncio

Entre as diversas pautas abordadas na agenda do evento, as “Exigências do Mercado Internacional e Estratégias de Sustentabilidade no Brasil” se destacam diante dos novos padrões de consumo que vão além do melhor preço, buscando também qualidade do produto e sustentabilidade da produção.

Anúncio

“Existem novos padrões de consumo no Brasil e no mundo que consideram a sustentabilidade como um pilar essencial nos processos de produção e agroindustrialização, além da qualidade dos produtos ofertados. Os consumidores cada vez mais priorizam na decisão de compra a adoção de critérios sociais e ambientais, com rastreabilidade dos processos e, nesse sentido, a cadeia produtiva e de suprimentos precisa avançar de forma sustentável e segura”, afirma o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

CERTIFICAÇÃO – O 4C Services (Código Comum para a Comunidade Cafeeira) é um sistema de certificação líder mundial para o café com o objetivo de ancorar a sustentabilidade nas cadeias de abastecimento do café. O Código de Conduta 4C é reconhecido como equivalente ao Código Comum de Base da Plataforma Global do Café.

As auditorias terceirizadas independentes garantem a conformidade com critérios de sustentabilidade para produção e processamento de café nas dimensões econômica, social e ambiental. Mais de 300 mil cafeicultores em 18 países são certificados pela 4C.

Após o último “Evento Técnico da 4C para Partes Interessadas”, em agosto de 2021, ter sido realizado on-line, devido às implicações da Covid-19, pela primeira vez, em 2023, importantes atores cafeicultura nacional e internacional, entre produtores agrícolas, traders, associações, ONGs e autoridades, reuniram-se presencialmente em primeira sessão no Brasil.

PROGRAMA CAPIXABA – Inédito no país, o programa, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, é estruturado nos eixos de governança, sustentabilidade, tecnologia, social e agregação de valor, com o objetivo de inserir o Espírito Santo como uma das principais origens de cafés no mundo, sendo reconhecido como referência em produtividade e bem-estar das famílias produtoras. Ele foi construído com todos os elos da cadeia produtiva do café e será implementado por diversas instituições.

Fonte: Seag

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Mimoso do Sul terá manhã com serviços para a população neste sábado (13)

Amanhã (13), a população de Mimoso do Sul, no Sul do Espírito Santo, ...

Colatina recebe a terceira etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2024

Foto: Freepik A terceira etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2024, promovida pela ...

Marcas de pão de forma deveriam ter alerta de produto alcoólico

Foto: Freepik Sliced fresh brown bread on white background. High quality photo Uma ...

Brasil exporta recorde de 47,3 milhões de sacas de café na safra 2023/24

Foto: iStock A exportação brasileira de café alcançou o volume histórico de 47,300 ...

Cuba confirma importação de quatro produtos do agronegócio brasileiro

Foto: Freepik O governo brasileiro recebeu o anúncio, pelo governo de Cuba, da ...