Programa de melhoramento de amendoim celebra 20 anos de atuação

O Programa Pró-Amendoim, que monitora a segurança alimentar dos produtos derivados do amendoim, celebra 20 anos de atuação no mercado brasileiro em 2021. Fundado pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) em janeiro de 2001, o programa conta com o selo Qualidade Certificada Pró-Amendoim ABICAB, que certifica as empresas que atendem aos requisitos da legislação de boas práticas de fabricação e produzem produtos à base de amendoim totalmente seguros em relação ao nível de aflatoxina, de acordo com a determinação das regulamentações nacionais.

Para o vice-presidente da ABICAB, Renato Fechino, ao longo dessas duas décadas, o Programa foi se mostrando cada vez mais benéfico aos consumidores. “Além de garantir a saudabilidade do amendoim e dos produtos derivados dele, o trabalho realizado nesses 20 anos trouxe diversos avanços para a indústria, além de novos marcos regulatórios que foram estabelecidos por meio do trabalho da Associação em conjunto com as empresas participantes”, celebra o executivo.

Atualmente, 11 empresa integram o programa e possuem o direito do selo. Todos são obrigatoriamente monitorados, analisados, e passam por rigorosas auditorias periódicas de Boas Práticas de Fabricação e pré-requisitos de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) em suas fábricas, realizadas pela DNV-GL Business Asssurance Avaliações e Certificações. As empresas que participam do programa devem atender a todos os critérios estabelecidos pelos órgãos regulatórios.

“O foco do nosso trabalho, tanto da ABICAB quanto do Programa Pró-Amendoim, é garantir ao consumidor brasileiro um produto certificado e de qualidade. O amendoim está presente na dieta do brasileiro e é um alimento que possui diversos benefícios à saúde e um alto valor nutricional. Por isso, ao longo desses 20 anos, trabalhamos para reforçar as boas práticas de produção no setor, a fim de garantir segurança e qualidade aos consumidores”, conta Fechino.

MONITORAMENTO – Trimestralmente são coletadas amostras de produtos de amendoim em diferentes pontos de venda do país, obrigatoriamente de empresas que fazem parte do programa e, também, de fabricantes que não fazem. Os produtos são analisados por um laboratório acreditado pelo INMETRO.

O Pró-Amendoim, desde seu início, já realizou mais de 78 monitoramentos no mercado nacional, garantindo a credibilidade do selo e saudabilidade dos alimentos. Quando alguma irregularidade é identificada, o resultado dessa análise é encaminhado para as autoridades competentes para que tomem as providências pertinentes. Para mais informações sobre o programa Qualidade Certificada Pró-Amendoim ABICAB, clique aqui!

Fonte: Jeffrey Group

Últimas notícias

Incaper lança revista sobre Indicações Geográficas e Certificação na Agropecuária Capixaba

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançou a ...

Açúcar: demanda fraca pressiona cotação do cristal

Os preços do açúcar cristal recuaram no mercado paulista, enquanto as negociações estiveram ...

Brasil bate recorde histórico em exportação de frutas em 2021

A demanda internacional aquecida, o clima favorável para a produtividade, a qualidade dos ...

Café solúvel quebra de recordes em 2021 e exporta para 98 países

Em mais um ano marcado pelo agravamento da pandemia mundial da Covid-19, que ...

Produtores rurais afetados pela alta temperatura e estiagem recebem orientação em SP

A Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) está ...