Programa federal ajuda agricultores capixabas a renegociar dívidas e retomar produção

Foto: MDA

Um alívio chegou para famílias agricultoras capixabas como a de José da Silva Soares, morador de Guaçuí, no sul do Espírito Santo. Após anos de dificuldades provocadas por seca severa e problemas de saúde na família, ele conseguiu renegociar suas dívidas rurais com o apoio do Desenrola Rural, programa federal lançado pelo Governo Federal para permitir que pequenos produtores possam limpar o nome, retomar o acesso ao crédito e continuar produzindo alimentos para o Brasil.

A renegociação feita por José incluiu um desconto de R$ 37 mil e parcelamento em até 145 vezes. A medida evita que ele e sua esposa, Maria de Fátima Gonçalves da Silva, percam a terra conquistada por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), em 2012. “A gente sonhou tanto com esse pedaço de terra, e quase perdemos tudo. Agora, com fé em Deus, vai melhorar”, comemora seu José.

CRISE E SUPERAÇÃO – A história da família teve um recomeço em 2012, quando conseguiram comprar sua própria propriedade rural com apoio do PNCF. Mas quatro anos depois, o Espírito Santo enfrentou a pior seca em oito décadas, segundo a Agência Estadual de Recursos Hídricos. A lavoura de café – principal fonte de renda da família – foi perdida. “Eu precisava aguar o café, estava muito seco. Perdi tudo, tive que replantar”, lembra José.

Anúncio

As dificuldades se agravaram com o adoecimento da esposa e da filha recém-nascida, que exigiram atenção médica constante. “Toquei a roça sozinho, cuidando da minha família. Tudo foi se acumulando”, relata, emocionado. Sem condições de pagar os financiamentos, a família corria o risco de perder a propriedade.

DESENROLA RURAL – Lançado em fevereiro de 2025 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o Desenrola Rural oferece até 96% de desconto e parcelamentos facilitados para renegociação de dívidas do Pronaf, PNCF, Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) e outras linhas de crédito rural contratadas até 16/08/2024 e com atraso superior a 180 dias. Além da renegociação, o programa permite que o agricultor volte a ter acesso ao crédito.

Anúncio

A atuação do MDA no Espírito Santo tem sido fundamental para que a informação chegue a quem mais precisa. Em Guaçuí, 11 famílias foram atendidas na sede da Associação de Crédito Fundiário local, onde receberam orientações e apoio para aderir ao programa. “Essa ação foi possível porque o MDA está em constante diálogo com as comunidades rurais”, destacou Girley Vieira, chefe de articulação da superintendência do MDA no Estado.

ATUAÇÃO CONSTANTE – O superintendente do MDA no Espírito Santo, Laércio Nochang, reforça o papel ativo da instituição: “Temos ações em campo, nas redes sociais e também mutirões, tudo para garantir que as políticas públicas cheguem a quem realmente precisa”, afirmou. Nesta semana, equipes do MDA ampliaram o atendimento em municípios como Água Doce do Norte, Vila Pavão, São Mateus e Linhares.

Hoje, José da Silva Soares voltou a plantar milho e feijão, além de manter uma criação de galinhas caipiras. Com esperança renovada, ele sonha em retomar o crédito do Pronaf e até construir sua casa própria pelo Minha Casa, Minha Vida Rural. “A terra é nossa. Agora quero ver ela produzir ainda mais”, afirma.

Para saber como acessar o Desenrola Rural, os interessados podem visitar o site gov.br/mda e verificar os critérios, prazos e linhas de crédito incluídas no programa.

Fonte: MDA

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Espírito Santo se prepara para safra histórica de café conilon, com alerta para a qualidade do grão

Foto: Julio Huber Com o início da colheita da nova safra de café ...

Vinhos do Pampa serão o foco de fórum que discutirá sustentabilidade e turismo na Campanha Gaúcha

Foto: Freepik A Campanha Gaúcha, reconhecida por seus vinhos de excelência e paisagens ...

Inovações que cruzam fronteiras: soluções agrícolas despertam atenção global na Agrishow 2025

Foto: Divulgação Na edição de 2025 da Agrishow – a maior feira agrícola ...

Da plantação ao consumidor: turismo de experiência conquista visitantes e incrementa a renda de famílias

Fotos: Divulgação/Sebrae Fabiani Reinholz contou que o turista tem uma experiência exclusiva e ...

Produtores rurais serão capacitados pelo Senar-ES para atender dietas especiais no meio rural

Produtores e produtoras rurais capixabas estão recebendo treinamentos voltados para a alimentação saudável. ...