Programa Linhares Coffee reúne produtores em Baixo Quartel

Na última terça-feira (18), aconteceu mais um Encontro Linhares Coffee, desta vez, em Baixo Quartel, no Sítio Peruchi’s. Durante o encontro, dentre os assuntos apresentados estava o modelo de produção de café com foco em qualidade com a utilização dos terreiros suspensos para a pós colheita.

O diretor de Agricultura e Aquicultura, Rafael Breda Buffon, foi quem conduziu a reunião e destacou que o uso das “Unidades de Referência em Qualidade de Café Conilon”, mais conhecidas por terreiros suspensos, é uma ótima alternativa para melhorias na qualidade do grão e aumento da rentabilidade do café nas propriedades.

Anúncio

“A Secretaria Municipal de Agricultura já instalou quatro terreiros em São Rafael e um em Baixo Quartel e já temos colhidos bons resultados. Há uma necessidade de elevar a qualidade do café e o terreiro suspenso é uma possibilidade viável para diversificar a produção e, consequentemente, aumentar o rendimento e agregar valor ao grão, conquistando melhores preços no mercado”, comentou o diretor.

Anúncio

O produtor Douglas Peruchi Deoclécio, que inclusive tem um dos terreiros instalados em sua propriedade e conta com o café especial já sendo comercializado no mercado, comentou sobre a importância de realizar encontros como estes.

“O encontro foi muito proveitoso e instruiu os produtores sobre como se comportar desde o volume (colheita) até o terreiro suspenso para produção de um café especial, ensinando como podemos garimpar o nosso café e absorver valores dele. O legal desse projeto é que a Secretaria de Agricultura entregou o terreiro, plantou no coração do produtor a possibilidade de verticalização e ensinou como ele funciona, desde a parte gestora até o financeiro”, comentou o produtor.

Outros assuntos como a colheita de maturação certa, qualidade da bebida e opções para produção de café de qualidade também foram apresentados pelo diretor de Agricultura e Aquicultura.

Fonte: Prefeitura Municipal de Linhares

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Capixaba é eleito o melhor criador e expositor na Megaleite 2024 na categoria CCG 1/2 Hol + 1/2 Gir

Encerrada a 19ª edição da Megaleite no último sábado (15), a Associação Brasileira ...

Equipamento promete secagem de cafés especiais em menos de 24 horas

Tecnologia desenvolvida pela Dryeration, foi testada e aprovada por produtores da Alta Mogiana ...

Bahia Farm Show 2024 bate novo recorde de público

A 18ª edição da Bahia Farm Show atinge um novo recorde de público. ...

Praga inexistente no Brasil é identificada em fruta que vinha dos Estados Unidos

Uma carga com 576 quilos de pêssegos importados dos Estados Unidos foi barrada ...

Salmonella gera impacto na avicultura e preocupa produtores

Foto: Envato O impacto das salmoneloses assusta os produtores pela sua contaminação. A ...