Projeto conjunto fará um diagnóstico da agricultura capixaba

Com o olhar voltado para empreendedores que estão no campo, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES), a Federação da Agricultura do Estado do Espírito Santo (Faes) e o Governo do Estado se unem no projeto “Juntos pela agricultura capixaba”. O objetivo é mapear produtores rurais do Espírito Santo e realizar um diagnóstico de suas necessidades para estabelecer um plano de ações e melhorias.

Para alcançar esse objetivo, 47 agentes territoriais estão sendo capacitados para dar início a esse censo, que prevê alcançar 17 mil propriedades em todo o território capixaba. O diagnóstico acontece de janeiro a maio, e já foi iniciado. Os agentes começaram a ir a campo para obter informações precisas e estratégicas do setor produtivo rural dos municípios.

Anúncio

Para o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, essa parceria é essencial e potencializa o alcance do projeto. “Sem nossas parcerias, um trabalho de diagnóstico com essas dimensões não seria possível. Temos muito a agradecer a todos aqueles que estão lá no dia a dia, como, por exemplo, os sindicatos rurais, que sabem os problemas do agricultor e como chegar até eles. Ao lado da Faes, Senar e Governo do Estado vamos aprimorando esse trabalho e teremos outros passos importantes para avançar em direção às melhorias na agricultura”.

Anúncio

Valorização do campo

O presidente do sistema Faes/Senar-ES/Sindicatos Rurais, Júlio Rocha, reforça que o novo projeto com o Sebrae/ES vai ao encontro de tudo que essas entidades defendem. “A Federação é a entidade que representa os produtores rurais capixabas, defendendo os interesses da categoria. Lutamos pelo homem do campo em fóruns de decisões municipais, estaduais ou nacionais que afetam ou influenciam o setor primário. Começar essa parceria com o Sebrae converge com tudo que procuramos oferecer diariamente para essa população, no estudo e soluções dos problemas que se relacionem com nosso segmento”.

Letícia Simões, superintendente do Senar-ES, salienta que ter o Sebrae/ES como parceiro empenhado em diagnosticar as demandas desse público e pautar políticas públicas voltadas para o campo, é muito importante. “O Senar atua, há 30 anos, em busca da formação, qualificação, promoção social e crescimento do produtor rural, suas famílias e colaboradores. Nossas expectativas são de resultados positivos, que levem mais qualidade de vida, segurança, renda e sustentabilidade para a zona rural do nosso Estado”.

Durante a abertura da Semana de Capacitação de Agentes Territoriais, o subsecretário da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Michel Tesch Simon, disse que o Governo do Estado vai construir um novo planejamento estratégico para a agricultura capixaba e, as informações levantadas pelo projeto “Juntos pela agricultura capixaba” vão orientar esse trabalho.

“Os agentes territoriais vão nos ajudar a planejar as entregas dos programas de acordo com o que a nossa agricultura precisa. Dessa forma eles estão, sem dúvida alguma, participando do planejamento de longo prazo que vamos construir para os próximos anos”, ressalta Simon.

Fonte: SENAR/ES

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Parceria entre Fecomércio-ES e Sicoob garante benefícios exclusivos para capixabas

Sempre em busca de soluções para oferecer os melhores produtos financeiros e benefícios ...

Dez dicas para uma sucessão familiar no campo é tema de palestra na Feira de Agronegócios Cooabriel

Lavouras são empresas a céu aberto. E como fazer com que propriedades e ...

RuralturES promete explorar o turismo de experiência com estrutura imersiva

Foto: Heitor Delpupo/Asscom MCC&VB A Fazenda Pindobas será a sede do Polo Sebrae ...

Dois casos suspeitos de doença de Newcastle deram negativo para detecção do vírus

Foto: Julio Huber Também foi publicada, em edição extra do DOU, a redução ...

Fundo de investimento do agro cresce 147% nos últimos 12 meses

Foto: Freepik Estoque de CPR aumenta 36% no último ano. Instrumentos seguem sendo ...