Projeto de pesquisa de baleia jubarte segue protocolo de segurança

Vinte e duas baleias jubarte foram vistas no litoral capixaba nos dias 13 e 14 de junho, entre as regiões costeiras e oceânicas de Vitória e Aracruz, no norte do Espírito Santo

Um protocolo de segurança vai garantir que pesquisadores tenham toda segurança na atividade náutica e na sede do Projeto Baleia Jubarte, que permite a observação desse mamífero em águas capixabas.

“As normas de segurança sanitária foram validadas pela equipe da Vigilância Sanitária de Vitória e pela Anvisa”, contou o oceanógrafo da Semmam Paulo Rodrigues.

Anúncio

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Ademir Barbosa Filho, isso vai permitir dar continuidade ao projeto de monitoramento das baleias jubarte, em cooperação com a Prefeitura de Vitoria.

Anúncio

Seguindo as recomendações, o projeto vem monitorando a chegada dos mamíferos na costa da capital na temporada de reprodução 2020.

OBSERVAÇÃO – Paulo Rodrigues contou que foram avistadas 22 baleias jubarte no litoral capixaba nos dias 13 e 14 de junho, entre as regiões costeiras e oceânicas de Vitória e Aracruz, no norte do Espírito Santo.

Os registros foram feitos durante o primeiro cruzeiro de observação de cetáceos por pesquisadores do Projeto Baleia Jubarte, que faz um trabalho de monitoramento, pesquisa, atividades socioeducativas e conservação de baleias e golfinhos, bem como dos oceanos em que vivem.

“Navegamos, aproximadamente, 180 milhas e avistamos 14 grupos de baleias, um total de 22 animais, com comportamento, principalmente, de navegação rumo a Abrolhos, no norte do Espírito Santo e extremo sul da Bahia, que é o maior sítio reprodutivo dessa espécie. A maioria delas estava bem afastada da costa, como esperado para o início da temporada”, ressaltou Paulo Rodrigues.

Além de registrar a chegada das baleias, Paulo conta que a observação teve o objetivo de desenvolver e testar os protocolos sanitários de transporte náutico, de embarque e de observação de pesquisa na pandemia coronavírus.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Cerca de 27 mil pessoas por ano visitam o Espaço Baleia Jubarte de Educação Ambiental, na Praça do Papa. Neste momento, o local está fechado por causa da pandemia, e o próximo passo será elaborar um protocolo de segurança para a visitação no período pós-coronavírus, que também será base para os parques municipais.

“Os embarques do projeto serão importantes para subsidiar com informações e creditar as medidas de segurança e prevenção adotadas na pesquisa neste momento, e que poderão ser utilizadas no período pós-pandemia”, disse Paulo.

Segundo o oceanógrafo, apesar dos primeiros avistamentos terem sido realizados na Região Sudeste desde o fim de maio, somente agora foi encontrado um maior número de baleias, o que possibilita o desenvolvimento da pesquisa, bem como o registro da abertura da temporada de baleias 2020 na costa capixaba e planejamento da possibilidade de sua observação no Brasil nos próximos meses. 

PROJETO – O Projeto Baleia Jubarte atua há mais de 30 anos na pesquisa e conservação das baleias jubarte e do ambiente marinho no Brasil, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.  Integra a Rede BIOMAR, assim como o Tamar.

Ele é realizado pelo Instituto Baleia Jubarte a partir das suas sedes em Vitória, no Espírito Santo, e na Praia do Forte e Caravelas, na Bahia. São realizadas ações de pesquisa científica e educação ambiental, turismo responsável, bem como atividades de conservação que têm contribuído para o sucesso da recuperação da população de jubartes do atlântico sul ocidental.

Outras informações no site do projeto: www.baleiajubarte.org.br .

Fonte: PMV

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Cafeicultores brasileiros aliam técnicas para agregar valor e se destacarem no mercado

Foto: Freepik O Brasil lidera a produção mundial e é o segundo maior ...

Condições climáticas favorecem o desenvolvimento do milho 2ª safra

Foto: iStock Dados do Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), divulgado pela Companhia Nacional ...

Conab estima redução na produção de cana-de-açúcar na safra 2024/2025

Foto: Freepik A primeira estimativa da safra de cana-de-açúcar 2024/25, divulgada nesta quinta-feira ...

Feira de Negócios da Favesu reunirá players do setor avícola e suinícola

Foto: Divulgação/Favesu O maior evento da Avicultura e Suinocultura Capixaba entra na sua ...

Nelore Heringer marca presença na ExpoZebu 2024

Foto: Divulgação Texto: Julio Huber A Nelore Heringer estará presente na maior feira ...