Próxima semana será a mais fria do ano e poderá nevar em partes do Brasil

Foto: Mycchel Legnaghi – São Joaquim Online

Na primeira semana de maio, uma forte massa de ar polar avança pelo Brasil provocando forte queda de temperatura. De acordo com o Climatempo, esse será o sistema mais intenso do ano até agora.

Continua após o anúncio

As últimas rodadas dos modelos de previsão do tempo indicam frio intenso no Sul, onde a temperatura começa a baixar no dia 4 de maio – terça-feira da semana que vem. Com a chegada da massa de ar polar, o frio aumenta pra valer a partir da tarde do dia 5, com madrugadas mais geladas a partir do dia 6 de maio (quinta-feira).

O ar frio polar vai avançar também sobre o Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, com forte queda de temperatura a partir dia 6 de maio. Os modelos meteorológicos estão indicando queda de temperatura também no Norte do Brasil a partir do dia 6, com resfriamento em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas. Se esse resfriamento se confirmar, será a primeira friagem do ano na região.

No dia 7 de maio a previsão ainda indica temperaturas baixas e frio intenso. A tendência é de que a partir do dia 8 de maio, a massa de ar polar comece a perder força, possibilitando aos poucos a elevação da temperatura, com diminuição do frio.

NEVE – Entre a noite de quarta (5) e manhã de quinta-feira (6), com a expectativa de muito frio e elevada umidade do ar, há a possibilidade de ocorrência de neve nas serras Gaúcha e Catarinense.

GEADA – Com a presença do ar polar de forte intensidade provocando frio intenso, é alto o risco de geada especialmente entre os dias 6 e 7 de maio. A previsão até agora é de geada por todo o interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e em quase todo o Paraná, com exceção do norte do Estado.

A previsão é de que o ar frio avance também pelo Centro-Oeste do Brasil, com expectativa de frio intenso, com risco baixo a moderado de ocorrência de geada em Mato Grosso do Sul.

Nos próximos dias o Climatempo vai acompanhar esta tendência de frio intenso no centro-sul do Brasil na próxima semana. Normalmente, o indicativo dos modelos meteorológicos é de alta confiabilidade, ou seja, é certo que haverá forte queda de temperatura no decorrer da semana que vem.

“Quanto à chance de ocorrência de neve e geada generalizada, vamos monitorar durante a semana sempre mantendo nossos usuários bem informados”, destacam os especialistas do Climatempo.

Fonte: Climatempo

Últimas notícias

Cadeia produtiva do café é homenageada na Assembleia Legislativa do ES

O jornalista, apresentador e diretor da Revista Negócio Rural, Bruno Faustino, foi um ...

Sementes de Palmeira Juçara serão lançadas por pilotos durante Voo Livre em Alfredo Chaves

Mais de 300 mil sementes de Palmeira Juçara foram doadas pelo Instituto Capixaba ...

Mapa registra mais 20 defensivos de controle biológico, incluindo produtos para uso na agricultura orgânica

Em 2022 já foram registrados 36 produtos de baixa toxicidade para o controle ...

Evento em Vitória destaca a importância da agricultura familiar capixaba

A agricultura familiar é uma das responsáveis por contribuir com os alimentos que ...

Avião caracterizado de abelha decola em homenagem aos maiores polinizadores do planeta

Piloto de aviões agrícolas há mais de 40 anos, José Paulo Garcia fez ...