Quarentena é estendida e transporte público será paralisado em todo o Espírito Santo

Julio Huber

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou, durante um pronunciamento na tarde de hoje (25), que a quarentena para tentar conter o avanço da Covid-19 no Estado, que terminaria no próximo dia 31, será estendida até o domingo de Páscoa (4 de abril). Além disso, a partir do próximo domingo (28), o transporte público será paralisado em todo o Espírito Santo, e haverá mais restrições nos comércios que hoje são considerados essenciais. 

A partir do próximo domingo, comércios atacadistas, lojas de material de construção, casas de auto-peças, oficinas mecânicas, agências bancárias e casas lotéricas não poderão funcionar até o dia 4 de abril. Pesca no mar também ficará proibido. 

Outra medida que será adotada será a paralisação do transporte coletivo municipal, intermunicipal, interestadual e da Região Metropolitana. A rodoviária de Vitória ficará fechada por uma semana e o transporte ferroviário também será proibido. 

“As empresas que ficarão abertas, como farmácias e supermercados, serão responsáveis pelo transporte de seus funcionários. As unidades de saúde e serviços de emergência continuarão funcionando, assim como a vacinação contra a Covid-19. A partir do dia 5, voltaremos com matriz de risco, com o mapa semanal de classificação dos municípios, como ocorria anteriormente”, informou Casagrande. 

O governador explicou que essas medidas mais rígidas precisaram ser tomadas devido ao aumento de casos de pessoas com Covid-19 e pelo aumento do número de mortes pela doença. 

“Precisamos reduzir a transmissão do vírus, que está mais letal e contaminando muito mais rápido as pessoas. Com a paralisação do transporte coletivo e a redução da circulação das pessoas, reduziremos a transmissão e também aliviaremos o sistema de saúde de outras enfermidades e de acidentes de trânsito”, acredita Casagrande. 

O governador ainda lembrou que as unidades de pronto-atendimentos nos municípios estão no limite. “Sempre estão com os leitos de estabilização ocupados. A pressão sobre o sistema de saúde é muito forte. A média móvel de mortes está crescente. Nos últimos 14 dias, está em 31 óbitos por dia, está atingindo pessoas de todas as idades. A variante do vírus está muito mais agressiva” alertou.

Segundo ele, essas foram as principais razões para que fosse necessário tomar as medidas mais enérgicas. “Às vezes, essas medidas não têm a compreensão de todos, mas precisamos conversar com nossas famílias e analisar a situação em que estamos passando. Temos que ser soldados para combater essa guerra juntos. Precisamos levar dignidade e salvar a vida dos capixabas”, afirmou.

LEITOS DE UTI – Mesmo aumentando o número de leitos para pacientes com a doença, a taxa de ocupação permanece acima de 90% há uma semana. O governador informou que, no último dia 1º de março, haviam 724 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19. Hoje já são 819. 

Entretanto, o número de pessoas internadas cresceu muito. “Nesses 24 dias, abrimos quase 100 leites de UTI, mas o número de pessoas internadas em estado grave passou de 525 pacientes, para 750. Houve um acréscimo de 225 pacientes nesse período. Hoje temos 1.626 leitos de UTI e enfermaria para pacientes com Covid-19, e queremos chegar a 2 mil até o final de abril. Esse será o maior quantitativo per capta do Brasil de leitos para pacientes com Covid”, afirmou Casagrande. 

VACINA – O governador informou que a partir do dia 15 de abril, serão usados os 5% de vacinas da reserva de emergência para imunizar profissionais de educação e da segurança pública que estejam em atividade. 

Últimas notícias

Evento discute o futuro da produção de alimentos e do agronegócio no país até 2050

“Agronegócio, pesquisa e inovação no Brasil – caminhos para o futuro da produção ...

Perspectivas do mercado de grãos no Espírito Santo serão debatidas na próxima semana

Iniciando o calendário de capacitações e qualificações para seus parceiros e associados em ...

Sistemas de recirculação de água podem ser usados para produzir peixes em nível comercial

Foto: PqC. Eduardo Medeiros Pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria ...

Fungo inédito no inhame e na samambaia é descoberto por pesquisadores

Um novo fungo que acomete o inhame e a samambaia preta foi encontrado, pela primeira ...

Como os insetos dão pistas aos peritos na cena do crime

Embora a visão de larvas em um cadáver não seja agradável, elas podem ...