Queijo brasileiro premiado é exportado para os Estados Unidos
Foto: Acervo da empresa

Cerca de 650 quilos de um queijo premiado, produzido por uma empresa de Pardinho, no interior de São Paulo, foi exportado para os Estados Unidos. Feito à base de leite cru, 64 peças de aproximadamente 10 quilos cada embarcaram em voo comercial.
Anúncio
O procedimento não é comum, por isso exigiu uma atenção e um acompanhamento por parte do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A ação envolveu vários setores do Mapa, incluindo o Serviço de Inspeção Federal (SIF), Central de Certificação e o sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro).
Os queijos foram embalados de forma individual e lacrados com carimbo do SIF, por orientação do Mapa. “É um momento histórico, estamos muito orgulhosos”, disse Vanessa Alcolea, responsável técnica e mestre queijeira da empresa. Um dos desafios, segundo ela, foi climatizar os paletes para que a temperatura ideal fosse mantida durante o transporte aéreo.
Anúncio
A carga teve como destino Nova York, nos Estados Unidos, onde foi recebida por um entreposto aduaneiro. “É um entreposto em que o importador já costuma trabalhar e a carga ficou refrigerada até o desembaraço lá”, afirmou Vanessa.
O produto foi lançado no Summer Fancy Food Show, evento que apresenta produtos artesanais de alta qualidade em mais de 40 categorias. Em julho, representantes da queijaria participam de painéis sobre queijos brasileiros no congresso da American Cheese Society Conference, em Sacramento, na Califórnia. De acordo com a empresa, a meta é destinar 40% da produção ao mercado externo. Negociações com o exigente mercado japonês foram iniciadas.
Fonte: SFA/SP
Anúncio
Anúncio