Queima controlada no Espírito Santo é suspensa

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), publicou no Diário Oficial do Estado a Portaria nº 044-R, que dispõe sobre a suspensão da emissão de Autorização de Queima Controlada emitida pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) para manejo de atividades agropecuárias.

A deliberação considera o período atual com baixos índices pluviométricos e elevadas temperaturas da atmosfera, além do risco de ocorrência de incêndios florestais. A medida entra em vigor na data da publicação, que foi ontem (28).

A nova portaria destaca que a vigência da suspensão da emissão será revogada pela edição de nova norma em tempo oportuno. As autorizações já emitidas e ainda em vigência serão automaticamente revogadas, devendo o interessado ser comunicado pela gerência local do Idaf em que foi feita a solicitação.

Fica permitida a emissão de Autorização de Queima Controlada para as práticas descritas no Artigo 2º do Decreto Estadual nº 1.402-R/2004, que dispõe sobre procedimentos especiais de emissão de autorização para o emprego do fogo como método despalhador e facilitador do corte de cana-de-açúcar e em áreas com infestações de pragas e doenças em culturas agrícolas. Queimadas para limpeza de áreas para plantio ou renovação de pastagens, por exemplo, não poderão ser realizadas.

A realização de queimadas sem autorização do Idaf configura em infração ambiental, estando os responsáveis sujeitos a multa e/ou embargo, além da obrigação de recuperação ambiental da área afetada. Caso presencie queimadas irregulares, a denúncia pode ser feita no Disque-Denúncia 181.

Vantagens do cultivo sem fogo – A matéria orgânica presente nos restos vegetais fornece nutrientes, melhora a estrutura do solo e aumenta a retenção de água, o que pode aumentar a produtividade agrícola, reduzir a necessidade de irrigação e evitar a erosão, além de não ter o risco de os incêndios se propagarem em direção a remanescentes florestais, moradias e plantações, causando prejuízos na propriedade.

Fonte: Seag

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Fendt lança combo com trator versátil e versões menores de plantadeira dobrável

Fotos: Divulgação Novidade reúne versatilidade, eficiência operacional e alta precisão A Fendt é ...

Agricultores de Ecoporanga se regularizam para venda direta de produtos orgânicos

Um grupo de agricultores familiares do município de Ecoporanga foi contemplado com a ...

Capacitação para operação de secagem e armazenamento de grãos preza pela segurança dos trabalhadores no Oeste baiano

No Oeste da Bahia, região essencialmente agrícola, a crescente necessidade de instalação de ...

Exportação de gengibre mais que dobra em janeiro de 2024

O valor exportado com o gengibre capixaba no primeiro mês deste ano foi ...

Mecanização é o caminho para a produtividade na silvicultura

A mecanização veio trazer novos ventos de prosperidade para a silvicultura. Nos últimos ...