Realidade do café brasileiro é apresentada em reunião internacional

O Brasil não é apenas o maior produtor e exportador de café do mundo. O país se destaca por ter um produto de extrema qualidade, alcançado dentro dos princípios da sustentabilidade. Essa realidade foi apresentada ao mundo durante a 134ª Sessão do Conselho Internacional do Café promovido pela OIC, em Bogotá, na Colômbia.

O Conselho Nacional do Café (CNC) foi convidado a mostrar aos participantes como o fruto brasileiro tem sido produzido com foco no cuidado social, ambiental e econômico. O vídeo foi produzido pela equipe de comunicação do CNC com apoio das cooperativas associadas. O enfoque foi voltado em apresentar a realidade vivida nas lavouras. Participam do filme, famílias de produtores que contaram suas histórias de superação, mostraram suas propriedades e o quanto a questão ambiental tem sido tratada com zelo.

Anúncio

Projetos sustentáveis como o Consórcio Cerrado das Águas, a agricultura regenerativa e a Denominação de Origem despertaram interesse do público que acompanhou a exibição. O Programa Café Produtor de Água também ganhou destaque e foi lançado de forma oficial no exterior. Há ainda falas importantes de autoridades do setor político-cafeeiro nacional, através da participação do presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, do representante do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IIC), Gabriel Delgado e do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes.

Silas Brasileiro, presidente do CNC, disse que foi um grande desafio produzir um vídeo de poucos minutos que pudesse representar a pujança do café brasileiro. “No entanto, com um esforço grande da nossa equipe e a consultoria essencial das cooperativas pudemos produzir um filme que resumisse um pouco das ações sustentáveis da cafeicultura nacional. O resultado foi o melhor possível. Ao final da reunião fomos procurados por outros países que se interessaram em visitar nosso país em busca de intercâmbio de informações”.

Anúncio

Para o gestor de comunicação do CNC, Alexandre Costa, o processo de construção do vídeo foi baseado no que produtores e gestores das cooperativas apresentaram como sendo fundamentais que constasse no filme. “Visitamos algumas cooperativas, associações e projetos, para ouvir in loco quais informações não podiam faltar. A partir daí, roteirizamos e nos debruçamos a fazer um vídeo em que a preocupação não fosse só a estética, mas que o conteúdo apresentasse o diferencial do café brasileiro. Agradecemos a todos que nos atenderam tão bem e comemoramos hoje o bom resultado da exibição desse material no exterior”, finalizou.  

Fonte: CNC

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Projeto capixaba entra para o Top 10 do Programa CNA Jovem 2025

O Espírito Santo voltou a ganhar destaque nacional no agronegócio com a seleção ...

Brasil chega a 150 indicações geográficas com reconhecimento de cachaças da Paraíba e de Goiás

Foto: Freepik O Brasil alcançou um marco histórico no sistema de proteção de ...

Brasil alcança 500 novas oportunidades comerciais com exportação de carne bovina para a Guatemala

O governo brasileiro confirmou a abertura do mercado da Guatemala para a exportação ...

Exportações de café do Brasil somam 36,9 milhões de sacas com queda em volume e alta em receita

Foto: Freepik As exportações de café do Brasil totalizaram 36,868 milhões de sacas ...

Produção animal cresce no Espírito Santo com alta no abate de aves e bovinos em 2025

A produção animal no Espírito Santo apresentou desempenho positivo no terceiro trimestre de ...