Região Sudeste produz 86% dos Cafés do Brasil na safra 2023

Foto: Pixabay

A produção total dos Cafés do Brasil em 2023, nas cinco regiões geográficas, somadas obviamente as duas espécies cultivadas no País, Coffea arabica e Coffea canephora (robusta+conilon), atingiu o volume físico equivalente a 55,07 milhões de sacas de 60kg. Tal volume de sacas foi obtido numa área total de produção de 1,87 milhão de hectares, com produtividade média de 29,4 sacas por hectare.

Anúncio

Estabelecendo um simples comparativo da performance da safra total de café colhida no País em 2023 com a safra de 2022, que, no caso, foi de 50,92 milhões de sacas, numa área de produção de 1,84 milhão de hectares e produtividade média de 27,7 sacas por hectare, constata-se que a safra de 2023 foi maior em volume físico que a anterior em aproximadamente 8,2%, a despeito de a área produtiva ter crescido apenas 1,8%, enquanto que a produtividade obtida em nível nacional em 2023 cresceu em torno de 6,3%.

Anúncio

Neste mesmo contexto, caso seja estabelecido um ranking em ordem decrescente das cinco regiões geográficas do País, com base nos dados da produção brasileira de café de 2023, incluindo obviamente as duas espécies de café (C.arabica e C.canephora (robusta+conilon), verifica-se, conforme já foi anteriormente destacado, o grande protagonismo da Região Sudeste, cuja produção foi calculada em 47,35 milhões de sacas de 60kg, volume que equivale a 86% da produção nacional do ano.

E, em segundo lugar, como região produtora de café do País, vem a região Nordeste com a safra colhida de 3,39 milhões de sacas, volume que equivale a 6,1% da nacional, seguida da Região Norte, na terceira posição, com 3,04 milhões de sacas, colheita correspondente a 5,5% do total dos Cafés do Brasil obtidos em 2023. Em quarto lugar figura a Região Sul, que produziu o equivalente a 718,5 mil sacas (1,3%), e, por fim, na quinta posição, está a região Centro-Oeste, que colheu o equivalente a 462,1 mil sacas de café de 60kg, performance menor que 1% da safra nacional.

Antes de prosseguir com está análise, vale destacar que os dados e números estatísticos da performance da cafeicultura brasileira que permitiram realizar esta divulgação tem como base o 4° Levantamento da Safra de Café de 2023 da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, que está disponível na íntegra no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café.

Fonte: Embrapa Café

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Consumo de café solúvel cresce 5,3% no trimestre

Setor vem em expansão desde 2016; avanço reflete investimentos em qualidade, diversidade, formação ...

ES+Café irá promover imersão no universo da cafeicultura capixaba

A Feira ES+Café irá promover uma verdadeira imersão no universo da cafeicultura capixaba ...

Projeto entrega novas barracas a feirantes de Vitória

Foto: Marcos Salles Entrega das novas barracas das Feiras Livre Os feirantes que ...

Como plantar mais café em espaço reduzido?

O pesquisador do Incaper, Paulo Sérgio Volpi, destacou que o jardim clonal superadensado ...

Parceria estratégica do Sistema OCB busca fortalecer cadeia de lácteos

Foto: Reprodução / Sistema OCB Unidade nacional se reuniu com Conselho dos Exportadores ...