Regiões agrícolas do Espírito Santo recebem investimentos

Diversas obras estão em andamento em diferentes regiões do Espírito Santo, executadas pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). A intenção é levar às comunidades rurais capixabas desenvolvimento e mais qualidade de vida. Por isso, os trabalhos de pavimentação e manutenção das estradas, além dos investimentos em calçamento rural e a construção de barragens, não param no Espírito Santo.

Uma das obras importantes é a da barragem de São Domingos do Norte, que já é uma realidade. Ela terá capacidade para 120 mil litros de água, que abastecerá a produção agrícola e agropecuária do município. Um investimento do Governo do Estado, por meio da Seag, de R$ 1,3 milhão.

A construção de barragens permite a reserva de água para a produção agrícola. Também possibilita maior disponibilidade hídrica das regiões, atraindo mais investimentos e atividades econômicas.

Já a estrada rural que liga Barra do Triunfo e Demétrio Ribeiro, no município de João Neiva, já está sendo pavimentada pelas equipes que atuam no Programa Caminhos do Campo, que tem por objetivo oferecer às áreas com maior densidade da agricultura familiar uma melhor trafegabilidade para os veículos que realizam o escoamento da produção, além de facilitar a mobilidade da comunidade. O trecho tem 8,2 quilômetros de extensão e é principal ligação entre as comunidades da região.

CALÇAMENTO RURAL – Outro investimento é o Programa Calçamento Rural, uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Seag e prefeituras. Os mais de três mil moradores da localidade de Juncado, em Sooretama, já foram beneficiados. Várias ruas estão recebendo pavimentação e a previsão é de que as obras sejam concluídas na próxima semana.

A comunidade de Alto Galo, em Domingos Martins, também foi beneficiada. Com investimento da Seag, no valor de R$ 141 mil, e a parceria com o município, a nova estrutura trará qualidade de vida e bem-estar social aos moradores da região.

“Estamos trabalhando, junto ao Governo do Estado, para entregar um pacote de investimentos para a agricultura capixaba. Em meio à pandemia do coronavírus (Covid-19), essas obras vão levar melhorias para as comunidades, gerando emprego e renda para a população, além de movimentar as cadeias produtivas. Todos os envolvidos nas ações estão respeitando as medidas de prevenção e transmissão do vírus. Acreditamos que esse momento vai passar e que, até o final de 2020, vamos entregar ainda mais investimentos para o Estado”, ressaltou o subsecretario de Estado de Infraestrutura Rural, Rodrigo Vaccari.

Texto: Vanessa Capucho/Seag

Últimas notícias

Setor agropecuário cai 3,2% no segundo trimestre no Espírito Santo

Foto: Freepik Dados divulgados pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) mostram ...

Flores mais indicadas para cultivo na primavera

A primavera, que começa na próxima terça-feira (22), é, sem dúvidas, a estação ...

Cafés mineiros dominam maior concurso de qualidade de café do mundo

Foto: Julio Huber Dez amostras de café do Cerrado Mineiro foram classificadas para ...

Controle do mosaico e da meleira do mamão continua em Linhares e região

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realizou, esta ...

Estudo mostra que plantadeiras estão com performance 15% abaixo do necessário

O trabalho no dia a dia de uma fazenda levou o seu administrador ...