Reportagem da Revista Negócio Rural é campeã no Prêmio ABDE de Jornalismo

A reportagem “Regenerar é semear o amanhã”, publicada no portal da Revista Negócio Rural, foi a vencedora, na categoria “Texto Regional” do Prêmio ABDE de Jornalismo, promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE).
A reportagem, escrita por Julio Huber, aborda como a produção de café no Brasil – especialmente nos estados do Espírito Santo e Minas Gerais – está passando por uma transformação voltada à sustentabilidade e à regeneração dos ecossistemas.
Anúncio
O texto explica o conceito de agricultura regenerativa: uma abordagem que vai além da agricultura orgânica, focando em saúde do solo, biodiversidade, sequestro de carbono e resiliência frente às mudanças climáticas.
O papel das cooperativas, instituições de fomento e financeiras também é destacado: elas oferecem assistência técnica, linhas de crédito e garantem mercado para o café orgânico/regenerativo.
Anúncio
A reportagem mostra que a produção de café no Brasil está alinhada a demandas crescentes de mercados internacionais por produtos sustentáveis, e que existe uma forte mobilização local – tanto técnica quanto financeira – para tornar essa transição viável.
O prêmio que está em sua segunda edição, se consolida como uma das mais relevantes do país na valorização de reportagens que destacam o papel do financiamento ao desenvolvimento para a construção de um Brasil mais sustentável, inovador e inclusivo. A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada no próximo dia 2, em Brasília, reunindo jornalistas, especialistas em comunicação e representantes das principais instituições do Sistema Nacional de Fomento (SNF).
Com o tema “O papel do financiamento ao desenvolvimento para a sustentabilidade, a inclusão e a inovação”, a iniciativa é dividida entre as categorias Nacional e Regional, nas subcategorias de Texto, Áudio e Vídeo. Ao todo, 18 profissionais da imprensa serão reconhecidos de um total de 258 inscritos.
“O Prêmio ABDE de Jornalismo reconhece o talento e o compromisso de jornalistas que contam histórias capazes de inspirar políticas públicas, transformar realidades e dar visibilidade a iniciativas que impulsionam o desenvolvimento do Brasil. Cada reportagem premiada é uma contribuição concreta para um futuro mais justo e sustentável”, destacou a presidente da ABDE e diretora do BNDES, Maria Fernanda Coelho.
Anúncio
Anúncio