Restaurantes em municípios com risco moderado vão abrir aos sábados

Julio Huber

Em uma coletiva de imprensa iniciada às 18 horas desta sexta-feira (10), o governador Renato Casagrande anunciou que os restaurantes que ficam em municípios classificados como Risco Moderado para o contágio do coronavírus (Covid-19), poderão funcionar aos sábados, das 10 às 16 horas. De segunda a sexta-feira, os restaurantes poderão funcionar até as 18 horas, não mais apenas até as 16 horas.

Anúncio

As cidades que estiverem na matriz de Risco Alto também poderão funcionar até as 18 horas durante a semana, mas não poderão abrir aos sábados. A nova regra começa a valer a partir da próxima segunda-feira (13).

Anúncio

“Há protocolos a serem seguidos pelos restaurantes e também estamos fazendo fiscalizações. Achamos possível dar esse passo pequeno aos restaurantes, pois na hora do almoço a aglomeração é menor, e achamos seguro flexibilizar. Pedimos a colaboração aos donos dos restaurantes e também dos clientes para quer possamos dar mais passos”, afirmou Casagrande.

O governador informou que recebeu as demandas dos prefeitos da região de montanhas e também do setor turístico, com pedidos de flexibilização da abertura dos comércios. Ele disse que por enquanto não será possível autorizar a abertura dos restaurantes aos domingos.

“Eu compreendo os pedidos e é um desejo legítimo, mas precisamos ter disciplina. Temos que dar passos com segurança. Peço a colaboração de todos para que possamos caminhar para outras medidas. Não gostaríamos de ter nenhuma restrição, mas sabemos que é preciso comprometimento dos empresários e dos clientes, pois estamos lidando com muitas vidas que podem estar em risco e precisamos reduzir a interação”, destacou. 

De acordo com o governador Renato Casagrande, o novo mapa de risco do Estado será divulgado amanhã (09). O mapa mostrará a classificação de todos os municípios capixabas.

Casagrande anunciou que o número de casos continua crescendo em municípios do Interior do Estado e estabilizou na Grande Vitória. Entretanto, ele informou que mudaram os parâmetros para a classificação dos municípios. A partir de agora, o número de mortes e de contágios serão considerados nos últimos 28 dias, não mais desde o início da pandemia.

Entretanto, como a ocupação de leitos destinados a pacientes com Covid-19 continua acima de 80% no Estado, Casagrande descartou que algum município passe para Risco Baixo a partir da próxima segunda-feira. Outra mudança foi não serão mais adotados as regras limítrofes para municípios vizinhos aos que forem classificados de Alto Risco.

As academias que estão em municípios considerados com Risco Moderado não terão mais limite de cinco pessoas por vez, mas deverão manter o distanciamento e todas as demais regras de saúde.

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Festival Santa Teresa Gourmet completa dez anos

Já está tudo pronto para o Festival Santa Teresa Gourmet, que completa 10 ...

Dieta ajustada e suplementação potencializam desempenho dos cavalos em provas

Foto: Freepik Suplementação nutricional é complemento otimizador para performance O Brasil conta com tropa ...

Confira orientações para a colheita do café

Cafeicultor deve se planejar e estar atento à maturação dos frutos O mês ...

Fim de semana gelado em Vitória e mais 7 capitais brasileiras

Foto: Freepik As capitais da Região Sul, do Sudeste e também Campo Grande, ...

Festival vai reunir gastronomia, cultura e música em Anchieta

Foto: Yuri Barichivich / Setur Já pensou em passar um final de semana curtindo praia, ...