Reunião ajusta plano de combate a incêndios para o Parque Estadual de Pedra Azul

O Programa Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevines) realizou, na última semana, na sede do Parque Estadual de Pedra Azul (Pepaz), em Domingos Martins, uma reunião de alinhamento com representantes do Corpo de Bombeiros Militar (CBMES) e da Defesa Civil de Venda Nova do Imigrante. O grupo conheceu o Plano Operativo de Combate a Incêndio Florestal do Pepaz e os equipamentos disponíveis para serem usados em caso de emergências.

“Corpo de Bombeiros e Defesa Civil são entidades parceiras do Iema (Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), dando suporte em caso de alguma emergência. Como o Plano do Pepaz está passando por atualizações, os representantes das entidades a ações e o equipamento que temos para o combate a incêndios devem ser debatidos. Nossos equipamentos, inclusive, são considerados os mais modernos”, explicou o coordenador operacional do Prevines, Marcelo Nascimento.

Anúncio

Participaram da reunião Diógenes Duarte Cano, comandante do Corpo de Bombeiros de Venda Nova do Imigrante; o oficial de operações dos Bombeiros de Venda Nova, Willian Sérgio, e o coordenador municipal da Defesa Civil de Venda Nova, Woelpher Pierangelo.

“O encontro foi bem produtivo. Alinhamos o que pode ser feito em conjunto entre o Iema, Bombeiros e Defesa Civil, no caso de incêndios e emergências ambientais”, pontuou Marcelo Nascimento. Atualmente, oito Unidades de Conservação têm Plano Operativo de Combate a Incêndio Florestal, documento que instrui o que deve ser feito em caso de emergências. 

Anúncio

PREVINES – Com a finalidade de reduzir a perda da biodiversidade e os prejuízos socioeconômicos e ambientais decorrentes dos incêndios florestais, em 2009, o Estado do Espírito Santo criou o Programa Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevines).

O programa tem por objetivo desenvolver atividades de prevenção e combate a incêndios florestais em áreas que coloquem em risco as Unidades de Conservação e o entorno; as áreas prioritárias para conservação da Mata Atlântica no Estado do Espírito Santo e demais áreas que coloquem em risco a preservação do meio ambiente e a segurança das pessoas.

O Prevines tem um Grupo Gestor que é formado pelo Iema, Corpo de Bombeiros Militar (CBMES), Coordenação Estadual de Defesa Civil, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Secretaria da Casa Militar e Policia Militar Ambiental. Essas instituições são responsáveis por executar ações planejadas e permanentes de monitoramento, prevenção, fiscalização e combate aos incêndios florestais, ações estas que são priorizadas no período crítico de ocorrência desses desastres.

Fonte: IEMA

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Artesanato de barro de Santana do São Francisco (SE) conquista Indicação Geográfica

Foto: Seagri/Sergipe O artesanato de barro de Santana do São Francisco, em Sergipe, ...

Cavalo Crioulo cresce no Brasil e registra alta de até 11,6% nos rebanhos em 2025

Foto: Maurício Vinhas A raça Cavalo Crioulo segue em ritmo consistente de expansão ...

Turismo de experiência cresce e movimenta pequenos negócios com apoio das redes sociais

Foto: Setur-ES Pedra dos Cinco Pontões, em Laranja da Terra, é destino buscado ...

Safra da maçã 2026 começa no Brasil com frutos maiores, mais doces e exportações em alta

A safra brasileira de maçã 2025/2026 será oficialmente aberta no próximo dia 7 ...

Dia C 2025 beneficia mais de 101 mil pessoas com ações sociais das cooperativas capixabas

Foto: Divulgação/Coopepi Cooperativa educacional Coopepi arrecadou alimentos para doar a pessoas em situação de ...