RuralturES atrai 40 mil pessoas e movimenta mais de R$ 2,3 milhões

A 3ª Feira Estadual de Turismo Rural (RuralturES), que começou quinta-feira (15) e terminou domingo (18), no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante (ES), atraiu um público estimado em 40 mil pessoas nos quatro dias de programação gratuita, um aumento de quase 15% em relação a 2022. Além disso, a feira movimentou mais de R$ 2,3 milhões só no local do evento, conforme dados apurados até o momento, sem considerar a ocupação hoteleira e todos os serviços utilizados da cadeia produtiva do turismo do município e entorno.

Com mais de 30 horas de programação, a RuralturES surpreendeu o público com a diversidade de produtos oferecidos por mais de 140 empreendedores capixabas. Os visitantes puderam desfrutar de experiências diversas, como degustação de cafés especiais, cervejas artesanais, mel, morango, flores e artesanato. Também fizeram parte das atrações apresentações culturais de música e danças folclóricas, Cozinha Show, Expedição Tropeira, workshops, encontro do Polo de Turismo de Experiência do Sebrae, com a participação dos gestores do Sebrae nacional; e a Casa Nostra, um espaço que reproduziu a casa dos imigrantes italianos, permitindo uma imersão na cultura e tradição das famílias italianas que vieram para o Espírito Santo.

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O objetivo do evento é divulgar os produtos locais e proporcionar experiências incríveis aos participantes, destacando o potencial do agroturismo capixaba e enfatizando o turismo de experiência como elemento central. Além dos empreendimentos locais, a feira contou com a participação de expositores vindos do Pará e do Rio de Janeiro. E ainda oito caravanas do Espírito Santo participaram do evento, com receptivo e visitas ao agroturismo regional organizados pelo Sebrae/ES.

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A RuralturES é realizada pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, em correalização com o Sebrae/ES, a Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, o Governo do Estado (por meio das Secretarias de Turismo e Desenvolvimento), Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures) e Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), além do apoio do Ifes, Senac, Senar e Afepol, e do patrocínio do Sicoob e Sistema OCB/ES.

A profissional de marketing Adriana Oka visitou o evento pela primeira vez e destacou a variedade de produtos e a experiência positiva para toda a família. “Compramos cafés, queijos, carnes e doces, e nossa filha se encantou com os stands dos apicultores e as lindas apresentações de dança. Foi um programa maravilhoso para toda a minha família!”.

O aposentado Valter José Lopes foi outro estreante na Feira. “Achei a RuralturES fantástica. Maravilhoso o povo que constrói tudo isso aqui. Como apreciador, comprei um vinho da região para experimentar”.

A dona de casa Sueli Pereira Netto, de Leopoldina (MG), já conhecia a região e veio pela primeira vez à RuralturES. “Muito bem organizada, gostei muito e voltaria de novo. Parabéns aos organizadores! Queijo, mel e café me atraem muito. Compro os cafés da região sempre que venho”.

O prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulinho Mineti, comemorou mais uma edição da Feira Estadual de Turismo Rural. “Quero agradecer e parabenizar todos os envolvidos, governo do Estado, na pessoa do governador, Renato Casagrande; Sebrae/ES, na pessoa do Pedro Rigo; Aderes, entre outros parceiros. A RuralturES foi um sucesso, com recorde de público, de atrações, de experiências, lançamentos de programas novos, sempre com a parceria do Sebrae e do Convention Bureau”.

A secretária Municipal de Turismo, Cultura e Artesanato de Venda Nova, Licia Caliman, expressou sua satisfação com o resultado deste ano. “Acredito que conseguimos surpreender com o tamanho e a organização do evento, focado no turismo de experiência, levando ao visitante a riqueza da cultura e dos valores dos nossos antepassados. A Feira foi um sucesso, tanto pelos visitantes quanto pelos produtos apresentados pelos expositores!”.

Para a executiva de projetos do Convention Bureau, Andréia Rosa, a terceira edição da RuralturES superou todas as expectativas. “Lançamos o desafio para fazer ainda melhor em 2024. Só agradecer!”.

O presidente do Conselho Curador da Associação, Leandro Carnielli, também está agradecido. “O agroturismo mais uma vez mostrou o quanto cresceu em grupo com a governança do Montanhas Capixabas. O nosso obrigado a todos que estiveram conosco”.

Para Pedro Rigo, superintendente do Sebrae/ES, correalizador da Feira, a RuralturES não somente alcançou plenamente seus objetivos como também fortaleceu o turismo rural e valorizou os produtos locais do Espírito Santo. “Essa conquista não é apenas do Sebrae/ES, mas de todos os envolvidos, dos empreendedores aos visitantes, que se encantaram com as experiências proporcionadas na programação. A parceria entre o Sebrae/ES e o Convention Bureau foi fundamental para o sucesso. Juntos, seguiremos impulsionando o turismo rural, preservando nossa cultura, fortalecendo as economias locais e oferecendo experiências únicas aos visitantes. Continuaremos apoiando e incentivando o desenvolvimento do turismo rural no nosso Estado”, avalia.

Diversidade e sucesso com gastronomia, artesanato e experiências surpreendentes

A RuralturES encantou os visitantes com sua diversidade e proporcionou oportunidades de negócios para os expositores. Um dos destaques desta terceira edição foi o espaço Expedição Tropeira, coordenado por um grupo de amigos de Conceição do Castelo, com opções de petiscos à base de carne de porco na lata. O “Aquele Pão”, sanduíche feito com pão integral recheado com carne desfiada e molho à base de cebola, alho, leite e outros temperos, fez um tremendo sucesso.

Além disso, a Feira contou com cursos sobre decoração com kokedama, apresentou facas artesanais e revelou chocolates sem lactose e glúten. O intercâmbio cultural e as trocas de experiências entre os participantes e visitantes promoveram o fortalecimento do turismo rural e deixaram a expectativa para novas edições do evento.

A artesã Edna Maria Cardoso, que trabalha com biscuit há 20 anos, participou de todas as edições da RuralturES. Este ano, ela encantou os turistas com um ímã de geladeira inspirado no socol. “Também faço a réplica da panelinha de polenta. O turista adora sempre levar alguma lembrança que represente nossa cidade. Agreguei ao meu trabalho com biscuit e estou bem satisfeita. E é muito importante a RuralturES, que ajuda a divulgar nosso produto”, disse.

Os irmãos Anderson e Andrey Côra já conquistaram com seu trabalho de cutelaria uma clientela fiel, principalmente em Minas Gerais, São Paulo e Nordeste. Utilizando as plataformas on-line, como Instagram e WhatsApp, eles divulgam e vendem suas facas exclusivas pela internet.

A paixão pela cutelaria foi despertada em Andrey após assistir a episódios do programa “Desafio Sobre Fogo” do canal History. “Despertamos a curiosidade do público devido à singularidade do nosso ramo. Conseguimos atrair muitas pessoas e mostrar a diversidade dos nossos produtos aqui na RuralturES”, compartilhou Andrey.

Outro casal de empreendedores capixabas com estande na RuralturES foi Apasra e Moacyr Mendes. Eles produzem chocolates sem lactose, glúten, corante e conservante na Rota do Lagarto, em Pedra Azul, Domingos Martins. “Para nossa surpresa tivemos muitos depoimentos de pessoas intolerantes à lactose que gostaram da combinação do leite de arroz com chocolate. A gente ficou muito feliz em permitir a eles comer chocolate sem culpa. A RuralturES foi uma oportunidade excelente para divulgar nossa marca e fazer contatos com produtores de cacau, inclusive da região, e contato com donos de cafeterias, produtores de café e até fornecedores de outros Estados interessados em parcerias”, comemorou Moacyr.

E não foram só os expositores capixabas que celebraram a 3ª RuralturES. Os artesãos João Carlos Campaneli e Sônia Regina Correia Messias, de Cardoso Moreira (RJ), viriam para a região só a passeio, mas acabaram aproveitando para reservar um estande na feira. “Juntamos o útil ao agradável. Está sendo uma experiência bastante incrível porque não tínhamos noção do tamanho desta Feira, que é muito bem organizada. Vamos levar esta experiência para nossa cidade e mostrar também ser possível fazer no interior do Rio o que é feito aqui”.

O estande Rota Amazônia Atlântica levou as iniciativas da floresta tropical pela primeira vez para a feira, com destaque para as marcas “Vida Caboca” e “Seringo”, do Pará. O público pôde conhecer tênis feitos com borracha natural e geleia de açaí. “O público capixaba está surpreso e bem curioso de ver insumos e matérias-primas diferentes, a exemplo do tênis feito na única fábrica do Brasil com essa tecnologia. Muito bom esse intercâmbio. A rede que fizemos com o Sebrae/ES e o Convention Bureau, além das visitas às fazendas do agroturismo, são de grande aprendizado e troca de experiências. Esperamos voltar para intensificar esses contatos e trazer pessoas do Pará para ver como se organiza um evento de turismo rural como a RuralturES”, declarou Mário Carvalho.

Quem também compareceu à RuralturES foi a secretária Municipal de Turismo de Paty do Alferes (RJ),  Juliana Massi, acompanhada de uma equipe da prefeitura. “Viemos conhecer o evento para entender um pouco das experiências aqui da região e explorar mais Venda Nova e Pedra Azul para ver o trabalho realizado com agroturismo e levar boas ideias para a nossa cidade”.

No Espaço Flores, o movimento ficou todo por conta das dezenas de opções e do curso de Kokedama, ministrado por Bianca Corona, instrutora do Senac ES nas áreas de design de interiores e paisagismo. Muitas pessoas foram ao local aprender o resgate de uma técnica japonesa que é ótica dica de decoração para apartamentos e que ganhou força com o movimento de biofilia na arquitetura. “É um coringa na decoração. A maioria das pessoas não conhecia e veio aqui aprender a fazer sua própria kokedama”.

Fonte: Assessoria de Imprensa Convention/RuralturES

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