Saiba quando o frio intenso de origem polar irá chegar à sua cidade

Foto: Julio Huber

Julio Huber

Uma forte onda de frio já começou a atingir o Sul do Brasil. A forte massa de ar frio de origem polar atingiu a Argentina e está seguindo para o Sudeste do Brasil. De acordo com o Climatempo, o centro deste sistema, que é a região mais fria, avançou para o norte da Argentina, com forte intensidade, e já está no Brasil

Hoje (06), segundo o Climatempo, a chuva da frente fria chegará a São Paulo, em Mato Grosso do Sul, ao oeste de Mato Grosso e em Rondônia. O Sul do Brasil tem chuva e queda da temperatura.

Meteorologistas afirmam que a massa de ar de origem polar que está chegando é forte e promete fazer a temperatura despencar nos próximos dias nos estados do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste, Rondônia, Acre e no sul do Amazonas. Vai sobrar um pouco de frio até para o Sul da Bahia.

Na quinta-feira (07), todo Mato Grosso do Sul, sul e oeste de Mato Grosso amanhecem gelado. Cuiabá começa o dia nublado com chuva fraca. Goiânia e Brasília terão muitas nuvens e pouca chuva, sem alerta para temporais.

Chuva e queda da temperatura à vista no Espírito Santo

Para esta quarta-feira, a previsão é de sol e tempo seco em todo o Espírito Santo. Algumas nuvens se formam o longo do dia, mas não chove. O vento quente vindo do interior do país volta a predominar no estado ajudando a elevar a temperatura.

Os capixabas vão sentir uma grande mudança das condições do tempo nos próximos dias. Uma forte frente fria avança sobre o Espírito Santo durante a quinta-feira (07), provocando chuva e queda da temperatura. Neste dia, o calor continua só no norte capixaba, onde as pancadas de chuva começam a partir da tarde.

Durante a sexta-feira (08), a temperatura cai com a persistência do vento frio de origem polar, da nebulosidade e da chuva desta frente fria. Durante o fim de semana do Dia das Mães, o Espírito Santo terá períodos com sol e muita nebulosidade, mas não deve chover. Porém, a temperatura fica amena em todo o Estado, ainda com a presença de ar frio de origem polar.

De acordo com o Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), na Grande Vitória haverá aumento de nuvens e chuva fraca em alguns momentos da sexta-feira. A temperatura deve variar de 18 °C a 25 °C.

Na Região Sul, haverá aumento de nuvens e chance de chuva fraca em alguns momentos. A temperatura mínima será de 13 °C e a máxima de 25 °C.

A Região Serrana deverá registrar as menores temperaturas, com mínimas de 10 °C e máxima de 24 °C. Haverá aumento de nuvens e chance de chuva fraca em alguns momentos da sexta-feira.

Na Região Norte, também haverá aumento de nuvens e chuva fraca em alguns momentos. A temperatura irá variar de 18 °C a 34 °C. Na Região Noroeste, a sexta-feira será de 18 °C a 34 °C, com aumento de nuvens e chuva fraca em alguns momentos. Na Região Nordeste, a temperatura mínima será de 19 °C e a máxima de 33 °C.

Mar agitado

O mar volta a ficar agitado e com grandes ondas nos próximos dias na costa do Sul e do Sudeste do Brasil. A agitação marítima será causada pelo deslocamento do novo ciclone extratropical, o segundo a passar pela costa da Região Sul do Brasil em apenas uma semana.

Este ciclone extratropical não é tão forte como o da semana passada, mesmo assim, causa ventos fortes que deixam o mar agitado e eleva as ondas. A nova agitação no mar deve ocorrer hoje e amanhã, e a Marinha do Brasil já emitiu alertas para ressaca entre o litoral do Rio Grande do Sul e de São Paulo.

No decorrer de amanhã (07), o mar fica agitado também no litoral do Rio de Janeiro. As ondas aumentam e podem chegar a 2,5 metros até a noite. O litoral do Espírito Santo não deve ter grande agitação no mar desta vez. Algumas ondas podem chegar a 1,5 metros entre a noite do de amanhã e a manhã de sexta-feira.

Últimas notícias

Estudantes realizam ação de reflorestamento em Colatina

A atividade foi coordenada pelo Núcleo de Educação Ambiental e Agroecologia Estudantes e ...

Simpósio Nacional de Girassol em formato digital

A Embrapa Soja promove a 23ª Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol (RNPG) e ...

Idaf tem trabalho aprovado em Encontro Capixaba de Pesquisa em Educação Ambiental

O encontro é organizado pela Ufes em parceria com o Iema O Instituto ...

Ifes abre inscrições para mestrado em Agroecologia

São ofertadas 12 vagas e o início das aulas está previsto para março ...

Laboratório de aquicultura marinha fortalecerá pesquisas no país

Visão em 3D do projeto do Lapimar Foram reiniciadas, esta semana, as obras ...