Sebrae lança manual para estruturar produtos do turismo de experiência

 Foto: Erivelton Viana

Para acompanhar as mudanças no comportamento dos clientes de turismo interessados cada vez mais em programas que proporcionem momentos únicos durante viagens, o Sebrae lançou o Manual da Jornada de Atendimento para Estruturação de Produtos de Turismo de Experiência, elaborado pelo Polo voltado exclusivamente para o segmento. O lançamento ocorreu durante o Impulsiona Turismo, realizado em Brasília, na última quarta-feira (11).

Anúncio

O material possui orientações de atuação para gestores, consultores e colaboradores junto aos pequenos negócios, com o objetivo de aproveitar a demanda e gerar mais faturamento, além de trazer mais competitividade e profissionalização dos serviços turísticos.

A Jornada é resultado da análise do mercado turístico – por meio dos estudos existentes e entrevistas com especialistas – e permite uma abordagem mais integrada entre as diferentes realidades do país, mantendo o foco nos conceitos de economia da experiência e inovação dos serviços.

Anúncio

Ela está dividida em seis etapas: identificação do perfil do negócio; análise da integração oferta e mercado; desenho do produto de turismo de experiência; validação do produto de turismo de experiência; acesso ao mercado e avaliação contínua.

No entanto, o manual pode ser adaptado ao estágio de desenvolvimento do empreendimento. A gestora do Polo Sebrae de Turismo de Experiência de Venda Nova do Imigrante, nas montanhas do Espirito Santo, Renata Vescosi, ressalta que o objetivo é estruturar uma forma de atuação para agregar valor ao trabalho que os consultores e Agentes de Roteiro de Turismo (ART) fazem na ponta, junto ao público.

“Esse material é muito versátil, porque ao mesmo tempo que ele traz uma orientação para o Sistema Sebrae, traz orientações para o próprio empreendedor. É uma forma de conseguimos direcionar o atendimento nos territórios”, destacou Renata Vescosi.

POLO SEBRAE – O Polo de Referência Sebrae em Turismo de Experiência, criado em 2023, tem como objetivo estabelecer um ambiente de inteligência e disseminação de conhecimentos sobre o tema do Turismo de Experiência para o Sistema Sebrae. Com foco no desenvolvimento e fortalecimento do segmento do turismo baseado em experiências autênticas e memoráveis, o Polo tem atuado para impulsionar o empreendedorismo e a inovação nesse setor, proporcionando suporte estratégico e recursos para os empreendedores e pequenos negócios envolvidos.

O turismo de experiência é uma abordagem que valoriza as vivências únicas proporcionadas aos turistas, além dos aspectos tradicionais do turismo. É uma maneira de explorar os recursos culturais, naturais e sociais de uma região, oferecendo aos visitantes experiências autênticas, imersivas e enriquecedoras.

Texto: André Luiz Gomes/Sebrae

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Projeto capixaba entra para o Top 10 do Programa CNA Jovem 2025

O Espírito Santo voltou a ganhar destaque nacional no agronegócio com a seleção ...

Brasil chega a 150 indicações geográficas com reconhecimento de cachaças da Paraíba e de Goiás

Foto: Freepik O Brasil alcançou um marco histórico no sistema de proteção de ...

Brasil alcança 500 novas oportunidades comerciais com exportação de carne bovina para a Guatemala

O governo brasileiro confirmou a abertura do mercado da Guatemala para a exportação ...

Exportações de café do Brasil somam 36,9 milhões de sacas com queda em volume e alta em receita

Foto: Freepik As exportações de café do Brasil totalizaram 36,868 milhões de sacas ...

Produção animal cresce no Espírito Santo com alta no abate de aves e bovinos em 2025

A produção animal no Espírito Santo apresentou desempenho positivo no terceiro trimestre de ...