Sebrae lança programa com soluções para cooperativas e pequenos negócios associados

Oferecer as melhores soluções empresariais para atrair as cooperativas de crédito e os pequenos negócios cooperados, essa é a premissa do Transforma Cooperado, iniciativa do Sebrae com foco no desenvolvimento empresarial de cooperados, cujo lançamento será realizado no próximo dia 13. A flexibilidade e customização de projetos, definidas a partir dos desafios específicos de cada organização, são as principais características do programa.

Os números atuais da presença das micro e pequenas empresas no cooperativismo ratificam a importância do programa. Hoje existem mais de 800 cooperativas financeiras no Brasil, com cerca de 12 milhões de associados, sendo que as pessoas jurídicas (PJ) representam aproximadamente 14% desse total, com taxas de crescimento acima da pessoa física. Os empreendimentos de pequeno porte chegam a um total de a 1,5 milhões de empresas.

O Transforma Cooperado foi concebido a partir de levantamentos do Sebrae, que revelaram números positivos do cooperativismo no atendimento às pequenas empresas em comparação às instituições financeiras tradicionais. A proposta da iniciativa é proporcionar a melhoria da gestão e levar oportunidades de negócios para o pequeno cooperado além de contribuir também para a melhoria da governança, da gestão comercial e da gestão da carteira de crédito pessoa jurídica das cooperativas.

Weniston Abreu, analista do Sebrae, destaca o apoio da instituição nesse movimento. “As cooperativas de crédito oferecem tratamento e olhar diferenciados para os pequenos negócios e isso é extremamente importante. Transforma Cooperado posiciona o Sebrae como um parceiro estratégico das cooperativas na agregação de valor ao pequeno negócio cooperado. Reforçamos, assim, nossa atuação como prestadores de serviços de educação, consultoria empresarial e geração de negócios”, afirma.

O conteúdo do Transforma Cooperado pode contemplar ações presenciais ou a distância, com orientações, cursos, consultorias e rodadas de negócios, entre outras. As conclusões de uma pesquisa focus group (2019), indicaram maior interesse dos cooperados por temas de marketing e vendas, planejamento estratégico, gestão financeira e atendimento ao cliente. A customização das ações do programa será definida e negociada entre as unidades regionais do Sebrae e as cooperativas financeiras interessadas.

Para saber mais sobre o Programa, clique aqui.

Fonte: Sebrae

Últimas notícias

Senar lança cursos gratuitos de drones e inseminação artificial. Inscreva-se!

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou três cursos de curta duração, ...

Especialistas do Brasil e exterior debatem mercado halal

O fórum de negócios Global Halal Brazil ocorre na próxima semana e terá ...

Estados Unidos mudam regras para ingresso de cães procedentes do Brasil

Os animais que chegam de países classificados como de alto risco para raiva, ...

Entidades afirmam que caso das búfalas de Brotas foge à regra dos produtores

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) publicou ...

Cadeia produtiva do leite é destaque em novo Boletim da Agricultura Familiar da Conab

Já está disponível, no site da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a publicação ...