Sebrae lança programa com soluções para cooperativas e pequenos negócios associados

Oferecer as melhores soluções empresariais para atrair as cooperativas de crédito e os pequenos negócios cooperados, essa é a premissa do Transforma Cooperado, iniciativa do Sebrae com foco no desenvolvimento empresarial de cooperados, cujo lançamento será realizado no próximo dia 13. A flexibilidade e customização de projetos, definidas a partir dos desafios específicos de cada organização, são as principais características do programa.

Os números atuais da presença das micro e pequenas empresas no cooperativismo ratificam a importância do programa. Hoje existem mais de 800 cooperativas financeiras no Brasil, com cerca de 12 milhões de associados, sendo que as pessoas jurídicas (PJ) representam aproximadamente 14% desse total, com taxas de crescimento acima da pessoa física. Os empreendimentos de pequeno porte chegam a um total de a 1,5 milhões de empresas.

O Transforma Cooperado foi concebido a partir de levantamentos do Sebrae, que revelaram números positivos do cooperativismo no atendimento às pequenas empresas em comparação às instituições financeiras tradicionais. A proposta da iniciativa é proporcionar a melhoria da gestão e levar oportunidades de negócios para o pequeno cooperado além de contribuir também para a melhoria da governança, da gestão comercial e da gestão da carteira de crédito pessoa jurídica das cooperativas.

Weniston Abreu, analista do Sebrae, destaca o apoio da instituição nesse movimento. “As cooperativas de crédito oferecem tratamento e olhar diferenciados para os pequenos negócios e isso é extremamente importante. Transforma Cooperado posiciona o Sebrae como um parceiro estratégico das cooperativas na agregação de valor ao pequeno negócio cooperado. Reforçamos, assim, nossa atuação como prestadores de serviços de educação, consultoria empresarial e geração de negócios”, afirma.

O conteúdo do Transforma Cooperado pode contemplar ações presenciais ou a distância, com orientações, cursos, consultorias e rodadas de negócios, entre outras. As conclusões de uma pesquisa focus group (2019), indicaram maior interesse dos cooperados por temas de marketing e vendas, planejamento estratégico, gestão financeira e atendimento ao cliente. A customização das ações do programa será definida e negociada entre as unidades regionais do Sebrae e as cooperativas financeiras interessadas.

Para saber mais sobre o Programa, clique aqui.

Fonte: Sebrae

Últimas notícias

Uvas de mesa são tema de palestra técnica on-line na terça-feira (27)

Em prosseguimento à Capacitação em Fruticultura Tropical, coordenada pela Embrapa Cerrados (DF), será ...

Conab analisa efeitos da falta de chuvas nas lavouras de milho, algodão e trigo

A região Centro-Oeste, responsável pela maior produção de grãos do país, sentiu os ...

Operação Colheita apreende armas, drogas e prende 25 criminosos no Estado

Cerca de dois meses após o início das ações, a Operação Colheita, lançada ...

Inmet disponibiliza plataforma de monitoramento de estimativa de geadas no Brasil

O mapa indica a possibilidade da ocorrência de geada, baseada na temperatura mínima ...

Frutas, castanhas e verduras nativas do Brasil estão em nova lista de espécies da sociobiodiversidade com valor alimentício

São considerados produtos da sociobiodiversidade os bens e serviços gerados a partir de ...