Segunda entrevista com o candidato ao governo do Espírito Santo, Aridelmo Teixeira

Julio Huber

O jornal O Noticiário, em parceria com o portal Montanhas Capixabas e com o portal da Revista Negócio Rural, realizou a segunda rodada de entrevistas com os sete candidatos ao governo do Espírito Santo. As entrevistas serão publicadas individualmente, nesta quinta-feira (29) e sexta-feira (30).

Anúncio

Os candidatos responderam as mesmas perguntas, e tiveram o mesmo limite de caracteres para cada resposta. As publicações diárias seguem a ordem alfabética dos nomes em que os candidatos estarão nas urnas. Abaixo, conheça um pouco mais sobre o candidato, e acompanhe as demais entrevistas.

Anúncio

  • Aridelmo – Tem 58 anos, é empresário há mais de 25 anos, cofundador da Fucape Business School. Aridelmo Teixeira é também professor e fez doutorado na Universidade de São Paulo (USP), em controladoria e contabilidade. A vice na chapa é a comunicóloga Camila Domingues, 51 anos, também do Novo.
  • Partido: Novo
  • Número: 30
  • Vice-governador (a): Camila Domingues
  • Partidos coligados: Novo

O senhor tem algum projeto de melhorias das estradas do interior do Estado?

O desenvolvimento econômico e social do Espírito Santo passa por garantir plena mobilidade para todos os capixabas, e para que o desenvolvimento aconteça, vamos promover a recuperação das rodovias estaduais de todos os municípios do interior. Vamos retomar o programa Caminhos do Campo, recuperando a atual malha viária existente além de criar novos trechos, principalmente nas regiões que tenham potencial turístico, estimulando novas fontes de renda para pequenos produtores.

O que o senhor pretende fazer para melhorar a segurança pública nos municípios capixabas?

Hoje vivemos um caos na segurança pública, estamos em guerra, e infelizmente, o atual governo está perdendo. Os atuais índices de homicídios são inaceitáveis. As mulheres também são vítimas dessa falta de gestão da segurança pública. Precisamos combater o crime com planejamento, inteligência, inovação e tecnologia, ao contrário do que vemos hoje. Vamos investir nos profissionais da segurança, garantindo uma remuneração justa e apoio a sua saúde física e mental.

A economia do Espírito Santo tem crescido acima da média do Brasil. O que pode ser feito para impulsionar ainda mais a economia do Estado?

Na verdade, a nossa economia está crescendo abaixo do nosso potencial. Na semana passada foi divulgado o índice de Competitividade calculado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e o Estado que já ocupava uma posição ruim no ranking caiu ainda mais, perdendo cinco posições. Vamos trazer para administração pública profissionais com perfil técnico e de moral ilibada. É necessário apoio às micro e pequenas empresas inovadoras, avanços tecnológicos e na economia verde.

Quais são seus projetos para melhorar a qualidade do ensino público capixaba?

Vamos criar uma escola atrativa e acolhedora, implantar aceleradoras de inovação, integradas ao ensino médio, para que nossos jovens possam ser capacitados para os novos desafios de trabalho. Vou retomar o projeto da Escola Viva, para termos uma escola de tempo integral, com uma educação criativa, inspiradora e atrativa aos jovens. Vamos criar o Sistema Permanente de Reforço Escolar (SIPRE), da pré-escola ao ensino médio. Vou implantar o Planejamento Pedagógico Digital (PPD), para que os professores possam desenvolver, com qualidade, suas horas de planejamento, em home-office.

O que pode ser feito para ajudar os empreendedores no Espírito Santo a ampliarem seus negócios?

Precisamos ter um Estado com menos tributação e que atraia e promova novas oportunidades de negócios para geração de emprego e renda. Áreas como ciência, tecnologia e inovação devem ser exploradas, visando aumentar os investimentos. Facilitar a vida do empreendedor é fundamental para que novos negócios possam surgir. Vamos atrair novos investimentos e garantir um ambiente propicio para os grandes investidores, aumentando as Parcerias Pública Privadas (PPP).

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Campeonato Brasileiro de Blends de Café será realizado no São Paulo Coffee Festival

Foto: Freepik A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) realizará a etapa ...

Equipes coletam dados para nova pesquisa da Conab da safra brasileira de grãos

Foto: iStock Farmer handful of harvested corn kernels from the heap loaded into ...

Comidas típicas da festa junina contam com 36% de impostos no preço final

Foto: Julio Huber A chegada das festas juninas costuma ser motivo de alegria ...

Capixaba é eleito o melhor criador e expositor na Megaleite 2024 na categoria CCG 1/2 Hol + 1/2 Gir

Encerrada a 19ª edição da Megaleite no último sábado (15), a Associação Brasileira ...

Equipamento promete secagem de cafés especiais em menos de 24 horas

Tecnologia desenvolvida pela Dryeration, foi testada e aprovada por produtores da Alta Mogiana ...