Segunda entrevista com o candidato ao governo do Espírito Santo, Audifax Barcelos

Julio Huber

O jornal O Noticiário, em parceria com o portal Montanhas Capixabas e com o portal da Revista Negócio Rural, realizou a segunda rodada de entrevistas com os sete candidatos ao governo do Espírito Santo. As entrevistas serão publicadas individualmente, nesta quinta-feira (29) e sexta-feira (30).

Anúncio

Os candidatos responderam as mesmas perguntas, e tiveram o mesmo limite de caracteres para cada resposta. As publicações diárias seguem a ordem alfabética dos nomes em que os candidatos estarão nas urnas. Abaixo, conheça um pouco mais sobre o candidato, e acompanhe as demais entrevistas.

Anúncio

  • Audifax Barcelos – Tem 58 anos, é economista e foi eleito prefeito de Serra por três mandatos: 2004, 2012 e 2016. Também foi eleito deputado federal em 2010. A vice na chapa da coligação Compromisso com a Vida (Solidariedade, Avante, PSOL e Rede) é Carla Andresa Nascimento Silva, a Tenente Andresa dos Bombeiros (Solidariedade), 35 anos.
  • Partido: Rede
  • Número: 18
  • Vice-governador (a): Tenente Andresa dos Bombeiros
  • Partidos coligados: Solidariedade, Avante, PSOL e Rede

O senhor tem algum projeto de melhorias das estradas do interior do Estado?

Temos sim. Dentro da estratégia de fortalecer o Turismo de Experiência e o melhor escoamento de mercadorias produzidas por pequenos produtores, principalmente da agricultura familiar, vamos melhorar a pavimentação de acessos, como era feito no antigo programa Caminhos do Campo, que foi abandonado pelo atual governo. Entendo que a única forma de garantir que o pequeno produtor prospere é melhorar o acesso.

O que o senhor pretende fazer para melhorar a segurança pública nos municípios capixabas?

A Segurança Pública é uma prioridade para mim e é a marca que quero deixar como legado para o Estado. Primeiro vamos melhorar os salários dos agentes de segurança e promover concursos de forma imediata para recompor o efetivo. Vamos investir em tecnologia para melhorar o índice de resolução de crimes e aparelhar melhor as polícias. Vou para dentro do problema com o objetivo de resolver, como fiz na Serra, onde o índice de assassinatos caiu 70% quando fui prefeito.

A economia do Espírito Santo tem crescido acima da média do Brasil. O que pode ser feito para impulsionar ainda mais a economia do Estado?

A Economia capixaba poderia estar muito mais forte se houvesse gestão. O Estado é muito rico e tem uma sobra guardada de R$ 6 bilhões. Vamos criar uma série de incentivos para atração de empresas, como o Invista ES, que atrai empresas privadas; criar o Emprego Fácil, para encaminhar jovens ao mercado de trabalho em parceria com a iniciativa privada e fazer o interior forte e dinâmico, com direcionamento de investimentos públicos e privados para o interior do Estado. 

Quais são seus projetos para melhorar a qualidade do ensino público capixaba?

A meta do nosso governo é dobrar o número de escolas de tempo integral do Estado em 4 anos. Além disso, pretendemos intensificar o ensino técnico para que adolescentes tenham mais oportunidades ao chegar ao mercado de trabalho. Também pretendo construir supercreches em todos os municípios. Sei que as creches são de competência das cidades, mas o governo do Estado vai ajudar a construir. Andei pelos 78 municípios e dói ver que alguns não têm uma creche sequer. 

O que pode ser feito para ajudar os empreendedores no Espírito Santo a ampliarem seus negócios?

Vamos criar uma rede integrada de inovação e tecnologia conectada com as vocações regionais e os projetos já existentes. Além disso, vamos criar um programa integrado para apoio à “Nova Economia” (Economia Digital, Bio e Nanotecnologia) e Economia verde (Energia Renovável, Ecoturismo e Agronegócio). Pretendemos reduzir a lentidão para concessão de crédito facilitado a micro e pequenos empreendedores, com dinheiro do Fundo Soberano. Para isso vamos envolver o Bandes e o Banestes.

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Campeonato Brasileiro de Blends de Café será realizado no São Paulo Coffee Festival

Foto: Freepik A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) realizará a etapa ...

Equipes coletam dados para nova pesquisa da Conab da safra brasileira de grãos

Foto: iStock Farmer handful of harvested corn kernels from the heap loaded into ...

Comidas típicas da festa junina contam com 36% de impostos no preço final

Foto: Julio Huber A chegada das festas juninas costuma ser motivo de alegria ...

Capixaba é eleito o melhor criador e expositor na Megaleite 2024 na categoria CCG 1/2 Hol + 1/2 Gir

Encerrada a 19ª edição da Megaleite no último sábado (15), a Associação Brasileira ...

Equipamento promete secagem de cafés especiais em menos de 24 horas

Tecnologia desenvolvida pela Dryeration, foi testada e aprovada por produtores da Alta Mogiana ...