Segunda entrevista com o candidato ao governo do Espírito Santo, Capitão Souza

Julio Huber

O jornal O Noticiário, em parceria com o portal Montanhas Capixabas e com o portal da Revista Negócio Rural, realizou a segunda rodada de entrevistas com os sete candidatos ao governo do Espírito Santo. As entrevistas serão publicadas individualmente, nesta quinta-feira (29) e sexta-feira (30).

Anúncio

Os candidatos responderam as mesmas perguntas, e tiveram o mesmo limite de caracteres para cada resposta. As publicações diárias seguem a ordem alfabética dos nomes em que os candidatos estarão nas urnas. Abaixo, conheça um pouco mais sobre o candidato, e acompanhe as demais entrevistas.

Anúncio

  • Capitão Sousa – Tem 38 anos, é policial militar e nasceu em Belo Horizonte (MG). Foi candidato a prefeito de Castelo em 2016 e a vice-prefeito de Cachoeiro do Itapemirim em 2020, mas não foi eleito em nenhuma ocasião. A vice da chapa pura é Soraia Chiabai, 62 anos.
  • Partido: PSTU
  • Número: 16
  • Vice-governador (a): Soraia Chiabai
  • Partidos coligados: PSTU

O senhor tem algum projeto de melhorias das estradas do interior do Estado?

No Brasil e no Espírito Santo os latifúndios contam com investimentos, enquanto a agricultura familiar não tem apoio. Safras recordes para exportação, e de outro lado, temos fome no país. É preciso assegurar que os pequenos agricultores, responsáveis por alimentar a população, possam escoar sua produção. O plano de obras públicas garantirá empregos, melhorias e manutenção constante nas estradas que fazem a interação entre os produtores e as cidades.

O que o senhor pretende fazer para melhorar a segurança pública nos municípios capixabas?

A estrutura das polícias é incompatível com o respeito aos direitos do policial e com o interesse da população. Precisa ser reestruturada em destacamentos comunitários, unificando o atendimento preventivo e investigativo. As polícias devem ter perfil desmilitarizado e de carreira única, cabendo às comunidades a eleição dos comandos nos municípios, e aos policiais a eleição de comando geral administrativo. Será constituída a Ouvidoria de Polícia para controle externo.

A economia do Espírito Santo tem crescido acima da média do Brasil. O que pode ser feito para impulsionar ainda mais a economia do Estado?

Os grandes empresários gozam de bilionária isenção de impostos. Essa farra precisa ser extinta pelas mãos do povo, revertendo os recursos em um plano de obras públicas para gerar emprego e superar a crise social atual. Vamos reverter a privatização da ES GÁS e interromper os projetos de privatização da CESAN e do Banestes, que será modernizado e 100% público. Será proibida qualquer privatização do patrimônio público sem que seja precedida de plebiscito.

Quais são seus projetos para melhorar a qualidade do ensino público capixaba?

Precisamos valorizar o trabalhador da educação com salários dignos, assegurar creches a todas as crianças de 0 a 3 anos e garantir todas as escolas do Ensino Médio no modelo de tempo integral. Precisamos criar a Universidade Estadual Aberta, sem vestibular. Os recursos para a educação virão das riquezas retomadas com a convocação da classe trabalhadora, além da aplicação de 25% da arrecadação. É necessária uma revolução para uma verdadeira democracia.

O que pode ser feito para ajudar os empreendedores no Espírito Santo a ampliarem seus negócios?

É preciso que a classe trabalhadora tenha o monopólio sobre a exploração econômica. Pequenas empresas de trabalhadores devem ter isenção de impostos, assistência técnica e incentivo para contratações, tanto na cidade quanto no campo. Convocaremos os trabalhadores rurais e toda a classe trabalhadora para execução da reforma agrária, para os pequenos agricultores produzirem alimentos com garantia de compra para escolas, hospitais e restaurantes populares.

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Campeonato Brasileiro de Blends de Café será realizado no São Paulo Coffee Festival

Foto: Freepik A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) realizará a etapa ...

Equipes coletam dados para nova pesquisa da Conab da safra brasileira de grãos

Foto: iStock Farmer handful of harvested corn kernels from the heap loaded into ...

Comidas típicas da festa junina contam com 36% de impostos no preço final

Foto: Julio Huber A chegada das festas juninas costuma ser motivo de alegria ...

Capixaba é eleito o melhor criador e expositor na Megaleite 2024 na categoria CCG 1/2 Hol + 1/2 Gir

Encerrada a 19ª edição da Megaleite no último sábado (15), a Associação Brasileira ...

Equipamento promete secagem de cafés especiais em menos de 24 horas

Tecnologia desenvolvida pela Dryeration, foi testada e aprovada por produtores da Alta Mogiana ...