Segunda entrevista com o candidato ao governo do Espírito Santo, Renato Casagrande

Julio Huber

O jornal O Noticiário, em parceria com o portal Montanhas Capixabas e com o portal da Revista Negócio Rural, realizou a segunda rodada de entrevistas com os sete candidatos ao governo do Espírito Santo. As entrevistas serão publicadas individualmente, nesta quinta-feira (29) e sexta-feira (30).

Anúncio

Os candidatos responderam as mesmas perguntas, e tiveram o mesmo limite de caracteres para cada resposta. As publicações diárias seguem a ordem alfabética dos nomes em que os candidatos estarão nas urnas. Abaixo, conheça um pouco mais sobre o candidato, e acompanhe as demais entrevistas.

Anúncio

  • Renato Casagrande – José Renato Casagrande, 61 anos, atual governador do Espírito Santo, nasceu no município de Castelo. É formado em Engenharia Florestal, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), e em Direito, pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim. É casado e tem dois filhos. Foi senador, deputado federal, vice-governador e deputado estadual. O vice na chapa é o ex-senador e empresário Ricardo Ferraço (PSDB), 59 anos. Compõem a coligação os seguintes partidos: MDB/PP/PROS/PSB/PODE/Federação Brasil da Esperança – FE BRASIL (PT/PC do B/PV) / Federação PSDB Cidadania (PSDB/CIDADANIA) e PDT.
  • Partido: PSB
  • Número: 40
  • Vice-governador: Ricardo Ferraço
  • Partidos coligados: MDB/PP/PROS/PSB/PODE/Federação Brasil da Esperança – FE BRASIL (PT/PC do B/PV) / Federação PSDB Cidadania (PSDB/CIDADANIA) e PDT.

O senhor tem algum projeto de melhorias das estradas do interior do Estado?

Ao longo dos anos, estamos realizando investimentos históricos. Em 2020, fizemos rapidamente a reconstrução de estradas e pontes, contenção de encostas e apoio às cidades atingidas pelas fortes chuvas. Realizamos mais de 1.200 km de conservação de estradas rurais, implantamos cerca de 430 Km de novos trechos. Queremos dar continuidade no trabalho de ampliar e qualificar a infraestrutura rodoviária e de estradas no meio rural.

O que o senhor pretende fazer para melhorar a segurança pública nos municípios capixabas?

Nossa meta é fazer do Espírito Santo um dos cinco Estados mais seguros do Brasil, com o aprofundamento e o salto tecnológico da segurança pública capixaba, fortalecendo a infraestrutura (modernizar frota, recompor efetivos e construir e reformar unidades policiais) e a inteligência (continuar investindo em tecnologia, formação e qualificação, novos equipamentos e modernização de equipamentos).

A economia do Espírito Santo tem crescido acima da média do Brasil. O que pode ser feito para impulsionar ainda mais a economia do Estado?

Nós precisamos dar continuidade às políticas públicas que promovem esse avanço, mas também queremos estruturar soluções financeiras e novos modelos de operações de crédito, incluindo a modalidade de crédito digital, para o aumento da competitividade das empresas capixabas, fortalecer o acesso ao crédito produtivo e desburocratizado e otimizar a gestão dos recursos de Fundos regionais para o Desenvolvimento Regional Sustentável.

Quais são seus projetos para melhorar a qualidade do ensino público capixaba?

Teremos escolas em tempo integral em todos os municípios e mais unidades escolares nos municípios onde já existem escolas. Vamos atingir e passar da meta do plano nacional e do plano estadual de educação e vamos universalizar o atendimento das escolas em tempo integral. Também vamos criar a Escola do Futuro, com ambiente e cultura totalmente digital e para proporcionar uma formação integral baseada nas competências do século XXI.

O que pode ser feito para ajudar os empreendedores no Espírito Santo a ampliarem seus negócios?

Estruturamos o fomento ao empreendedorismo no Espírito Santo sob os seguintes pilares: formação empreendedora; condições de produção; e condições de comercialização por meio de três programas: Capacitar para Empreender, Inova Mercado e Crédito para Empreender. Vamos intensificar as ações dos programas que já existem, fortalecer o Nossocrédito, manter e expandir o projeto D’ELAS e ampliar o atendimento feito pelo Aderes na Estrada.

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Campeonato Brasileiro de Blends de Café será realizado no São Paulo Coffee Festival

Foto: Freepik A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) realizará a etapa ...

Equipes coletam dados para nova pesquisa da Conab da safra brasileira de grãos

Foto: iStock Farmer handful of harvested corn kernels from the heap loaded into ...

Comidas típicas da festa junina contam com 36% de impostos no preço final

Foto: Julio Huber A chegada das festas juninas costuma ser motivo de alegria ...

Capixaba é eleito o melhor criador e expositor na Megaleite 2024 na categoria CCG 1/2 Hol + 1/2 Gir

Encerrada a 19ª edição da Megaleite no último sábado (15), a Associação Brasileira ...

Equipamento promete secagem de cafés especiais em menos de 24 horas

Tecnologia desenvolvida pela Dryeration, foi testada e aprovada por produtores da Alta Mogiana ...