Seis vacas holandesas concorrem ao título de melhor do Brasil

A Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH) divulgou o resultado do Circuito Nacional de 2022. Ao todo, dez exposições que aconteceram nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais se qualificaram, habilitando os criadores e expositores a participar da competição de âmbito nacional.

Os animais selecionados para o Circuito Nacional da Raça Holandesa conquistaram títulos de campeãs e reservadas campeãs nas exposições regionais. E foram classificados nas variedades Preta e Branca e Vermelha e Branca. Na categoria Grande Campeã, as seis melhores vacas do Brasil possuem genética Semex. Durante o mês de janeiro, as seis melhores vacas competirão para receber o maior prêmio da raça holandesa, título que elege a melhor vaca do Brasil.

Anúncio

Na categoria Fêmea Jovem, melhor novilha do Brasil, das seis selecionadas, três têm genética Semex: C.R.A Doorman Joya 2051, C.R.A Doorman Joya 2048, ambas filhas de Val-Bisson Doorman, e Fini Sidekick Maaike 20557, filha de Walnutlawn Sidekick. Claudio Aragon, diretor de mercados da Semex Brasil, e também jurado do circuito 2022, conta o que está achando dos animais selecionados.

Anúncio

“Tivemos impressionantes resultados para as filhas de touros Semex. O circuito de 2022 veio recheado de grandes animais e cada criador deve se sentir extremamente orgulhoso pela qualidade que apresentou. Para a Semex, os resultados comprovam que a empresa entrega resultados acima da média. Podemos dizer que este foi um dos mais importantes circuitos para a empresa”, destacou.

As exposições que se qualificaram em 2022 foram: Expojovem 2020, em Castro (PR); Itaipu Rural Show, 2020 e 2022, em Pinhalzinho (SC); Expofrísia 2022, em Carambeí (PR); Expoleite 2022, em Arapoti (PR); Expocastrolanda 2022, em Castro (PR); Agroleite 2022, em Castro (PR); Expointer 2022, em Esteio (RS); Exphomig 2022, em Itanhandu (MG); e Expo Femi 2022, em Xanxerê (SC). Somando todas as exposições, foram julgados 441 animais, sendo 331 holandês preto e branco e 110 holandês vermelho e branco.

Confira as candidatas na categoria Grande Campeã:

  • HALLEY RUIVINHA DOORMAN 538 TE, filha de Val-Bisson Doorman, dos criadores Pedro, Ronald e Nico Elgersman
  • CASSIANO DOORMAN 404, filha de Val-Bisson Doorman, dos criadores e expositores Antonio e Carlos Cassiano
  • FINI DOORMAN MAAIKE 5768, filha de Val-Bisson Doorman, do criador e expositor Agropecuária Fini
  • MENGE DOORMAN C2489, filha de Val-Bisson Doorman, do criador Armando Eduardo de Lima Menge e expositor Hendrik de Boer e/ou Reinaldo de Boer
  • BUR JR SOLOMON ANDREA 3724, filha de Walnutlawn Solomon com Bur Jr. Andrea 3216 Te, do criatório Hendrik De Boer e/ou Reinaldo De Boer
  • RHOELANDT 2768 BESSIE SID ERIC, filha de Silverridge Eric, do criador Ronald Rabbers e Henrieta Rabbers e do expositor Lucas Rabbers Neto

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Festival gastronômico celebra cultura capixaba com o Fest Torta em Vitória

Neste sábado (20) e domingo (21), no bairro Jesus de Nazareth, em Vitória, ...

Espírito Santo vai receber primeira Usina de Biometano para uso industrial e residencial

Foto: Hélio Filho/Secom Em um passo histórico rumo à sustentabilidade, o Espírito Santo ...

Valor bruto da produção ultrapassa R$ 1,14 trilhão em março

Soja, milho, Cana-de-açúcar, café e laranja foram responsáveis por 52% do valor total ...

Nater Coop premia startups em Programa de Inovação Aberta

Foto: Bruno Faustino Ao longo de 2023, a cooperativa impulsionou a inovação lançando ...

ES firma acordo para ampliar alcance de frutas e especiarias capixabas no mercado internacional

As frutas e especiarias produzidas no Espírito Santo ganharão ainda mais reconhecimento internacional, ...