Selita completa 85 anos de cooperativismo em 2023

A cooperativa se tornou uma marca de referência na pecuária de leite capixaba

A Selita completa 85 anos de cooperativismo em 2023. Para o presidente, Rubens Moreira, a cooperativa possui produtos reconhecidos pela qualidade e uma das marcas mais lembradas no segmento lácteo do mercado capixaba. Segundo ele, a trajetória de tradição, inovação e respeito ao meio ambiente fazem da Selita uma marca de referência na pecuária de leite do Espírito Santo. 

“Tudo começou em outubro de 1938, com 25 produtores rurais do sul do Estado que, juntos, decidiram buscar informações e subsídios para criar uma cooperativa de laticínios com sede em Cachoeiro de Itapemirim. Desde então, vieram muitos desafios, mas também investimentos focados na preocupação constante com a oferta de produtos de qualidade”, afirma Rubens. 

Anúncio

Para ele, o cooperativismo no Espírito Santo é forte e de grande importância para a economia capixaba, e a trajetória de sucesso da Selita confirma isso. “O coop é o que dá oportunidade para os pequenos comercializarem suas produções e nos possibilita um crescimento sólido, fruto de um trabalho pautado na união e comprometimento dos nossos cooperados, o que nos torna uma referência neste modelo de negócio. Acreditamos nos valores da prática cooperativista e, por isso, fazemos questão de reforçá-los e praticá-los diariamente”, completa. 

Anúncio

Atualmente, a cooperativa conta com um moderno complexo industrial, inaugurado no último ano, na região de Safra, em Cachoeiro de Itapemirim, A estrutura é preparada para captar até 600 mil litros de leite diariamente.

“Modernizamos nossa estrutura e equipamentos e, hoje, contamos com maquinário de ponta, automatizamos vários processos, incluindo robôs, que nos permitem mais eficiência e ganho de produtividade, Além disso, nossos investimentos na nova fábrica buscaram diminuir diversos custos operacionais, como água, energia e logística”, ressalta o presidente. 

Com cerca de 1.500 associados e composta, em sua maioria, por pequenos produtores, a Selita gera aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos. Além disso, a cooperativa adota um modelo industrial responsável e sustentável. 

Consolidada pela sua força e potência econômica no cenário de laticínios no Espírito Santo, a Selita aposta no cooperativismo e acredita que quanto mais pessoas fizerem parte efetiva de uma organização, maior a transformação que ela é capaz de promover na pecuária leiteira e no mundo. 

Fonte: Selita

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Instituto Nacional da Mata Atlântica de Santa Teresa terá programação especial na Semana Nacional de Museus

Foto: INMA/Divulgação O Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) integra a programação da ...

Regulação da indústria do café e outros assuntos do setor serão debatidos em encontro

Foto: Julio Huber No mês em que se comemora o Dia Nacional do ...

Inscrições gratuitas para a Feira de Avicultura e Suinocultura Capixaba estão abertas

Julio Huber Estão abertas as inscrições gratuitas para quem vai participar da Feira ...

Mais de 200 navios que exportam café tiveram atrasos em abril

Foto: VLI/Divulgação No porto de Vitória, os atrasos foram de 29% no mês ...

Setor produtor de arroz afirma que não haverá desabastecimento no Brasil

Foto: Freepik Entidades representativas do setor orizícola do Rio Grande do Sul, Estado ...