Semana foi marcada por boatos sobre importação de café

Por meio de uma nota, o Conselho Nacional do Café (CNC) informou que essa semana que finaliza foi mais uma de luta contra boatos de importações de toneladas de café verde para abastecer o mercado brasileiro. “Fomos surpreendidos no final de semana que passou com a veiculação de um artigo afirmando que a saída para um possível desabastecimento de café no Brasil estava num país vizinho. Imediatamente, iniciamos o contato com todos os órgãos responsáveis, a iniciar pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que de pronto negou os fatos”, destacou a nota.

O CNC informou que “lamenta profundamente que fake news como essa ainda seja veiculada, visto que traz um grande prejuízo para a cadeia produtiva do café, com impacto de enormes dimensões no país e no mundo, já que o mercado oscila e especula”.

De acordo com representantes da CNC, essa não é a primeira vez que se enfrenta esse tipo de estratégia, utilizada para movimentar o mercado e desestabilizar o café brasileiro frente a outros países produtores. “Não bastassem todas as dificuldades enfrentadas nos últimos tempos, ainda temos que agir rapidamente para desmentir notícias como essa”, reitera.

“É um absurdo e uma grande petulância! Afirmamos que o Brasil continuará sendo o maior produtor e exportador de café do mundo, com condições de atender não só ao mercado externo, mas também de abastecer o consumo interno”, finaliza o comunicado da CNC.

Fonte: CNC

Últimas notícias

Valor da contribuição mensal do MEI vai aumentar em fevereiro

Os microempreendedores individuais devem ficar atentos ao reajuste na contribuição mensal, que passa ...

Impacto ambiental urbano pode ser maior que do agro

O Brasil teve um ano de destaque no direito ambiental e terá que ...

Produção de café deve atingir 55,7 milhões de sacas na safra de 2022

Os produtores de café deverão colher a terceira maior safra do grão neste ...

Produtores celebram colheita e resultados da primeira safra de Uvas em Guarapari

Sandra Butke, em suas parreiras no início da produção. Para diversos produtores rurais ...

Ceasa-ES orienta produtores sobre armazenamento adequado de alimentos

A ação, que teve início na última quinta-feira (13) e tem previsão de ...