Semana Internacional do Café terá lançamento virtual de cafés da Região Vulcânica

Com uma formação rochosa advinda de um vulcão há muito tempo extinto, que resultou em cadeias de montanhas com altitudes que chegam a 1500m, solo rico em minerais, clima ameno e um trabalho tradicional e cuidadoso dos produtores, a região que divide os estados de Minas Gerais e São Paulo, que tem o município de Poços de Caldas como referência, mostrou-se um terreno fértil para a produção de cafés de qualidade. Diante deste potencial, o Sebrae desenvolveu uma plataforma estratégica para a Região Vulcânica, com o objetivo de posicionar o território de forma relevante e sustentável, por meio de uma expressão de marca única e verdadeira, que será lançada no dia 18 de novembro, às 19h, no estande virtual da instituição na Semana Internacional do Café – SIC.

O novo mundo do café diferencia claramente os mercados de commodities e de especiais. Assim, os cafés de origem tem se destacado como principal demanda dos compradores sofisticados e de todo o público que vem exigindo produtos diferenciados. “Por suas características privilegiadas, a Região Vulcânica consegue ofertar um café de qualidade superior com sabores e aromas únicos. Tal cenário e a tendência de mercado de valorização das origens produtoras justificam a implementação de ações orientadas para o fortalecimento dos pequenos negócios para a diferenciação deste território, através de posicionamento de marca”, explica o analista do Sebrae Minas Ivan Figueiredo. O território da Região Vulcânica é composto por 12 municípios: Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Campestre, Ibitiúra de Minas e Poços de Caldas no estado de Minas Gerais e Águas da Prata, Caconde, Divinolândia e São Sebastião da Grama no estado de São Paulo.

O projeto para a criação da Marca Território Cafés da Região Vulcânica começou em 2018, com o desenvolvimento de ações com foco nos produtores e lideranças locais para os trabalhos de reconhecimento da região, conscientizando sobre a importância e o potencial de crescimento do setor cafeeiro da região. “Como resultado deste trabalho, espera-se o posicionamento da Região Vulcânica como uma origem produtora de café que, além da qualidade do produto, possui particularidades inerentes ao território, ao produto e às pessoas nela inseridas, que a tornam única, sendo reconhecida e valorizada pelos mercados nacional e internacional de café”, complementa Figueiredo.

Diante dessa importância, a SIC foi o momento escolhido para o lançamento dessa nova marca, já que esse é o maior evento do setor do Brasil. A ideia é apresentar as características desse território e sensibilizar toda a cadeia produtiva do café, parceiros e comunidade em geral, afim de promover o engajamento dos players na utilização da referida estratégia, visando a valorização da Região Vulcânica, seus produtores e produtos.

SIC – A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. Este ano de 2020, devido à pandemia, será realizada 100% em plataforma digital.

Serviço:

Semana Internacional do Café 2020 – 100% Digital

De 18 a 20 de novembro
#conectadospelocafé
Cadastro gratuito: www.semanainternacionaldocafe.com.br

Fonte: KB!COM | Comunicação Corporativa

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