Sementes de Palmeira Juçara serão lançadas por pilotos durante Voo Livre em Alfredo Chaves

Mais de 300 mil sementes de Palmeira Juçara foram doadas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e vão ser lançadas no distrito do Vale de Cachoeira Alta, em Alfredo Chaves, durante o evento de Voo Livre do Espírito Santo e do Brasil, realizado nos próximos dias 27, 28 e 29 de maio.

A competição vai contar com mais de 70 pilotos inscritos, que vão lançar um número equivalente a 200 quilos de sementes, advindas da agroindústria Açaí Juçara, parceira do escritório local do Incaper em Rio Novo do Sul.

De acordo com informações encontradas no livro “Palmeira Juçara: Patrimônio Natural da Mata Atlântica no Espírito Santo”, disponível na Biblioteca Rui Tendinha do Incaper, o fruto nativo é uma espécie de símbolo da Mata Atlântica, tanto pela importância quanto pelo valor cultural e interesse econômico. Também tem importantes funções ecológicas, como alimento para a fauna e na conservação de recursos hídricos e florestais.

Anúncio

A produção de polpa proveniente dos frutos da juçara é uma alternativa de uso promissor, pelo valor nutricional e pela perspectiva de rendimento financeiro, além de outros aspectos. O valor nutricional da polpa do fruto da juçara, por exemplo, supera a do açaí, por ser mais rica em alguns nutrientes minerais, como potássio, ferro e zinco.

“Essa rede de relacionamento que a instituição dispõe é grande responsável por gerar resultados para o meio ambiente e renda para gerações futuras, tendo em vista que este fruto é processado e comercialmente muito bem aceito no mercado. Essa ação também nos traz a possibilidade da inclusão social de famílias que residem no Vale da Cachoeira Alta”, disse o extensionista do escritório local do Incaper em Alfredo Chaves, Marcelo Ladeia.

Anúncio

Fonte: Incaper

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Conheça a maior colheitadeira produzida no Brasil

Maior máquina produzida no Brasil é destinada à colheita de grãos em grandes ...

Ceasa-ES recebe ação sobre rastreabilidade para fortalecer a segurança dos alimentos

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria ...

Vem aí a primeira frente fria do outono

Chuva acumulada de 20 a 24 de março de 2024 O outono começa ...

Paraná utiliza composto do Japão para gerar fertilizante organomineral

Foto: Sanepar A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) recebeu 60 toneladas de ...

Turismo no Espírito Santo impulsiona economia com crescimento de empregos

Foto: Yuri Barichivich / Divulgação Setur-ES As atividades turísticas no Espírito Santo apresentaram ...