Sementes do milho ES-204 Imperador são distribuídas aos produtores da Ceasa

Durante toda essa semana, equipes da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e a Gerência de Mercado das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES), em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) distribuíram sementes de milho orgânico, da variedade ES-204 Imperador, a produtores do mercado da Ceasa, em Cariacica.

O objetivo, segundo o orientador de mercado da Ceasa, Fabiano Lenzi, é incentivar os agricultores a cultivarem o milho em suas propriedades e, futuramente, vendê-lo no mercado da Pedra Alta e Baixa das Centrais. “É um milho adequado para o cultivo orgânico de altíssima qualidade, desenvolvido pelo Incaper, que incentiva, ajuda e fortalece a produção agrícola familiar”, disse Lenzi.

Anúncio

O gerente de Agricultura Familiar da Seag, Andreliano Mareto, parabenizou o pesquisador Jacimar Luis de Souza, idealizador dos trabalhos, e explicou que solicitou ao Incaper as sementes do Milho Imperador, que prontamente atendeu ao pedido.

“Fizemos a distribuição na Ceasa por ser ponto de referência onde a maioria dos produtores rurais comercializa os seus produtos. Essa cultura apresenta elevada importância na agricultura familiar e é de grande utilidade na alimentação humana e na produção orgânica certificada de ovos, leite e carne”, ressaltou o gerente de Agricultura Familiar da Seag, Andreliano Mareto.

Anúncio

PESQUISA – Para desenvolver a variedade, o Incaper dedicou 28 anos de pesquisa. De acordo com o pesquisador do Incaper responsável pelos trabalhos, Jacimar Luis de Souza, a variedade ES-204 Imperador é uma cultivar obtida pelo Incaper, por meio de diferentes estratégias de melhoramento genético. Os trabalhos foram iniciados em 1984. Foram realizados três ciclos de seleção e, em 1986, essa população foi lançada com a denominação ‘Emcapa-201’, como a primeira variedade melhorada de milho para o Espírito Santo.

Os trabalhos de seleção em condições normais de cultivo e sem irrigação continuaram até 1990. Foi quando a variedade foi introduzida no sistema de cultivo orgânico, na Unidade de Referência em Agroecologia do Incaper, na Região de Montanhas do Espírito Santo. Ela foi submetida a 28 anos de seleção. Como resultado desse trabalho contínuo, obteve-se a variedade ES 204 Imperador. 

VANTAGENS – De acordo com pesquisadores do Incaper, uma das grandes vantagens do Milho Imperador é o patamar de produtividade. A variedade chega a produzir 9.861 quilos de espigas e mais de oito toneladas de grãos secos por hectare. Além da alta produtividade, o milho possui boa estabilidade de produção, bom empalhamento de espiga, tolerância às principais doenças foliares e de grãos e ao acamamento e quebramento de planta.

Por ser uma variedade, a ES-204 Imperador é mais rústica, apresenta custo de semente cerca de 50% menor que os híbridos e tem a grande vantagem de permitir que suas sementes sejam utilizadas em novos plantios.

Texto: Seag

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

ES se destaca na produção de ovos e mantém relevância no agro brasileiro

Foto: Freepik O agronegócio brasileiro encerrou 2025 com números recordes em praticamente todas ...

Energia trifásica impulsiona piscicultura em Vila Velha e pode multiplicar produção rural

A busca por mais produtividade no campo ganha um novo aliado em Vila ...

Espírito Santo avança na inspeção animal com nova regulamentação para frigoríficos

O Espírito Santo deu mais um passo na modernização da inspeção de produtos ...

Leilão de genética Nelore movimenta R$ 21,5 milhões e confirma valorização do setor

Foto: Divulgação O primeiro leilão do ano voltado à genética Nelore movimentou mais ...

Chocolate ou ilusão? Nova regra quer mostrar o que realmente está na embalagem

Foto: Freepik O tradicional chocolate consumido pelos brasileiros pode estar prestes a passar ...