Sementes do milho ES-204 Imperador são distribuídas aos produtores da Ceasa

Durante toda essa semana, equipes da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e a Gerência de Mercado das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES), em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) distribuíram sementes de milho orgânico, da variedade ES-204 Imperador, a produtores do mercado da Ceasa, em Cariacica.

O objetivo, segundo o orientador de mercado da Ceasa, Fabiano Lenzi, é incentivar os agricultores a cultivarem o milho em suas propriedades e, futuramente, vendê-lo no mercado da Pedra Alta e Baixa das Centrais. “É um milho adequado para o cultivo orgânico de altíssima qualidade, desenvolvido pelo Incaper, que incentiva, ajuda e fortalece a produção agrícola familiar”, disse Lenzi.

O gerente de Agricultura Familiar da Seag, Andreliano Mareto, parabenizou o pesquisador Jacimar Luis de Souza, idealizador dos trabalhos, e explicou que solicitou ao Incaper as sementes do Milho Imperador, que prontamente atendeu ao pedido.

“Fizemos a distribuição na Ceasa por ser ponto de referência onde a maioria dos produtores rurais comercializa os seus produtos. Essa cultura apresenta elevada importância na agricultura familiar e é de grande utilidade na alimentação humana e na produção orgânica certificada de ovos, leite e carne”, ressaltou o gerente de Agricultura Familiar da Seag, Andreliano Mareto.

PESQUISA – Para desenvolver a variedade, o Incaper dedicou 28 anos de pesquisa. De acordo com o pesquisador do Incaper responsável pelos trabalhos, Jacimar Luis de Souza, a variedade ES-204 Imperador é uma cultivar obtida pelo Incaper, por meio de diferentes estratégias de melhoramento genético. Os trabalhos foram iniciados em 1984. Foram realizados três ciclos de seleção e, em 1986, essa população foi lançada com a denominação ‘Emcapa-201’, como a primeira variedade melhorada de milho para o Espírito Santo.

Os trabalhos de seleção em condições normais de cultivo e sem irrigação continuaram até 1990. Foi quando a variedade foi introduzida no sistema de cultivo orgânico, na Unidade de Referência em Agroecologia do Incaper, na Região de Montanhas do Espírito Santo. Ela foi submetida a 28 anos de seleção. Como resultado desse trabalho contínuo, obteve-se a variedade ES 204 Imperador. 

VANTAGENS – De acordo com pesquisadores do Incaper, uma das grandes vantagens do Milho Imperador é o patamar de produtividade. A variedade chega a produzir 9.861 quilos de espigas e mais de oito toneladas de grãos secos por hectare. Além da alta produtividade, o milho possui boa estabilidade de produção, bom empalhamento de espiga, tolerância às principais doenças foliares e de grãos e ao acamamento e quebramento de planta.

Por ser uma variedade, a ES-204 Imperador é mais rústica, apresenta custo de semente cerca de 50% menor que os híbridos e tem a grande vantagem de permitir que suas sementes sejam utilizadas em novos plantios.

Texto: Seag

Últimas notícias

ATENÇÃO: chuva forte e rajadas de vento atingem a Grande Vitória e municípios do interior capixaba

A chuva forte prevista pela Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, ...

Projeto do ES é selecionado em concurso de soluções para restaurar a bacia do rio Doce

Cinco iniciativas de plantio sustentável com fins econômicos foram selecionadas em parceria realizada ...

ES integra operação nacional Mata Atlântica em Pé

O balanço da ação no Estado será apresentado no próximo dia 1º, em entrevista ...

Programa CNA Jovem tem 3.742 inscritos e seleciona 1.400 para oficinas digitais

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) apresentou o primeiro balanço das atividades ...

Conab: safra brasileira de café é a segunda maior da história

Em seu 3º Levantamento da Safra 2020 de café, a Companhia Nacional de ...