Seminário de Investidores de Pindobas supera expectativas de interessados

O superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, falou para cerca de 120 possíveis investidores interessados em empreender na região

Mostrar as possibilidades de ter um empreendimento voltado para o turismo de experiência, no Complexo Turístico de Pindobas, em Venda Nova do Imigrante. Esse foi o objetivo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae/ES), ao reunir possíveis investidores durante Seminário que aconteceu na última quinta-feira (29), no Espaço Fiori de Laranja Lima, no município.

O encontro reuniu cerca de 120 possíveis investidores que demostraram interesse em empreender na região. Esse foi o caso de Geovani Mistura, da Mistura Turismo e Aventura. Geovani, que nasceu e morou em Pindobas até os 15 anos, disse que poder contribuir com o crescimento turístico da região vai além de ter um negócio. “Sou cria de Pindobas, e ter a possibilidade de investir aqui é muito gratificante. Fiquei surpreendido com o que foi apresentado durante o seminário e como trabalho na área de aventura, meu interesse é explorar esse segmento no local. Vou trabalhar com pedalinho, caiaque, rafting, toda parte aquática, além de arvorismo e tirolesa. A fase é de detalhar e alinhar o projeto, estou muito feliz em poder investir no local”, disse Geovani.

Anúncio

Quem também está interessado em empreender em Pindobas é Antônio Henrique Lima Carvalho, mais conhecido como “Belinho”, do Centro de Treinamento Equestre (CTE) Belinho, de Conceição do Castelo. “Meu interesse é investir na área da Vila Tropeira, já que atuo com aluguel de animais para cavalgadas e passeios. Com essa possibilidade de investimento, consigo expandir o meu negócio, o que vai proporcionar aos turistas viverem uma experiência histórico-cultural da região”, ressaltou Belinho.

Anúncio

Já Fernando Murta, da Ertour Receptivo, está interessado em investir na área de receptivo. “O evento me surpreendeu muito, são muitas oportunidades de investimento e o meu setor que é de receptivo turístico tem um grande espaço nesse projeto. Com certeza estarei aqui presente nessa grande oportunidade de desenvolver um negócio”, afirmou Murta.

Diretor técnico, Eurípedes Pedrinha, apresentou as oportunidades de negócios do Complexo Turístico de Pindobas

Segundo o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, o seminário de investidores superou todas as expectativas de participação, pois contou com a presença de investidores interessados da própria região de Venda Nova do Imigrante, do entorno do município, como Castelo, Conceição do Castelo e Cachoeiro de Itapemirim, além de empresários de Baixo Guandu, e outras cidades como Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.

“O Seminário despertou o interesse de possíveis investidores, além de pessoas que passaram por lá para conhecer o projeto e as oportunidades que o Complexo Turístico de Pindobas vai oferecer. Nossa expectativa, agora, é fazer boas agendas de negócios, onde vamos entrar nos detalhes dos investimentos, no detalhe dos clusters empresariais, que são esses aglomerados de oportunidades voltados para o turismo. Essa é a primeira vez na história que convidamos investidores para conhecer boas oportunidades de negócios voltadas para o turismo”, destacou Pedro Rigo.

No entanto, esses encontros não vão parar por aí. Um novo seminário já está agendado e dessa vez a cidade contemplada é Pancas. O Seminário para Investidores está marcado para o dia 09 de outubro. “Vamos apresentar as oportunidades de negócios para possíveis investidores de Pancas. A cidade está se sobressaindo com investimentos públicos importantes voltados para o turismo de lazer e aventura e nós vamos promover um encontro para os interessados em investir em torno da tirolesa, principalmente, nas áreas da gastronomia e hospedagem”, finalizou Rigo.

“A implantação do Distrito Turístico de Pindobas se destaca como um marco inovador na busca por um novo modelo de desenvolvimento turístico na região. Espera-se um aumento no fluxo de turistas, o que contribuirá para o crescimento da economia local, a criação de novas oportunidades de negócios e a valorização dos produtos e serviços regionais.” ressalta a Gestora Estadual do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, Renata Vescovi.

Por isso, ela explica que novos empreendimentos devem ser estimulados para aumentar essa oferta. “Novas experiências irão promover um distrito ativo e dinâmico, gerando atratividade adequada para um fluxo qualificado de visitantes”.

INICIATIVA – O Distrito Turístico de Pindobas é uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae/ES), em parceria com a Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, o Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau (MCCVB) e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur/ES), que trabalha para dar visibilidade às experiências turísticas do distrito e atrair novos empreendimentos para o local.

NEGÓCIOS – O Sebrae/ES e as entidades parceiras identificaram ao menos cinco oportunidades de negócios na região. A primeira envolve a exploração da Vila Tropeira, utilizando o patrimônio existente no distrito, como marcos históricos, casarões e igrejas para contar a história dos tropeiros e dos imigrantes que foram os primeiros a habitar a região. Os tropeiros, montados em mulas, transportavam mercadorias e animais de um local para o outro, e paravam nas vilas para descansar ou se envolver em atividades comerciais.

Outra oportunidade envolve a exploração de atividades turísticas no em torno do Lago Negro, onde as pessoas podem ter contato com a natureza, aproveitando a paisagem, favorecendo à prática de atividades como caminhas, esportes de aventura, passeios de quadrículos e bike. Há ainda o Lago Pindobas, que oferece belas paisagens e possibilitam à prática de atividades ao ar livre.

“Na gastronomia, há também oportunidade para a implantação de um restaurante de experiência gastronômica, transformando o momento da refeição num evento imersivo, seja degustando receitas e sabores trazidos pelos imigrantes que chegaram na região, seja colocando os turistas em contato com produtos locais” salienta Renata.

Fonte: ANS

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Exportação de café do Brasil chega ao recorde de 46,4 milhões de sacas no ano

Foto: Freepik Mesmo enfrentando constantes problemas na logística portuária, exportadores buscam alternativas e ...

Projeto Escola no Campo 2024 encerra com diversão e premiação

A edição deste ano do Escola no Campo envolveu 1.100 estudantes da 5a ...

Cinco cuidados essenciais com as lavouras de café no verão

Foto: Freepik Práticas simples podem minimizar os impactos das altas temperaturas e estiagens ...

Leilão da Conab para a venda de arroz pretende estimular a produção no país

Foto: Freepik A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) dará continuidade, na próxima sexta-feira ...

Regras fiscais para cooperativas de leite são simplificadas no Espírito Santo

Foto: Natercoop Um decreto assinado pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, trouxe ...